Percurso de navegação

Print versionDecrease textIncrease textSubscribe to our RSS Feed
DG Interpretation Conference Video Portal
DG Interpretation Conference Streaming Portal
EU careersTREATY of Lisboneurope directItalian Presidency 2014
DG Interpretation

O que significa pivot?

Utilização de uma única língua como relais.

Se só um ou dois intérpretes tiverem uma língua menos generalizada como língua passiva, diz-se que são pivots para as outras cabinas, que os utilizarão como relais. O termo francês é utilizado em todas as línguas.

A DG da Interpretação tenta sempre evitar que haja um único pivot (pivot unique) para qualquer língua, nas suas equipas. Por vezes, há uma língua que é pivot, mas a interpretação dessa língua é assegurada por dois intérpretes que fazem ambos retour para a mesma língua e que se revezam, na mesma cabina, ou por um intérprete que faz retour e outro intérprete na cabina da língua de retour, que se podem revezar.

Ao escolher uma grande equipa (de 23-23), a DG da Interpretação tenta sempre que o relais seja assegurado por diferentes grupos de línguas (germânicas, românicas, fino-úgricas) a fim de repartir o volume de trabalho de maneira mais equilibrada por toda a equipa, e também para evitar eventuais desequilíbrios na interpretação, resultantes do recurso sistemático a uma única língua, ou grupo de línguas, como língua relais.