Navigation path

Página inicial
Sítio Web da Concorrência
Sítio Web da Comissária Vestager
Director-geral
Economista Principal para a concorrência
Auditores
Relatório anual
Contactos

Direcção-Geral da Concorrência (DG Concorrência)

Política da concorrência da União Europeia

Juntamente com as autoridades da concorrência dos Estados Membros, a Comissão Europeia aplica directamente as regras da concorrência da UE ( artigos 101.º a 109.º do Tratado sobre o Funcionamento da UE) a fim de garantir um melhor funcionamento dos mercados da UE, mediante uma concorrência livre e leal entre as empresas, em benefício dos consumidores, das empresas e da economia europeia em geral.

Na Comissão, a principal responsável pela aplicação das regras da concorrência é a Direcção Geral da Concorrência (DG Concorrência). Mais… pdf


Estrutura e pessoal

  • A DG Concorrência é dirigida por Johannes Laitenberger
  • Organização en fr pdf
  • O Economista Principal para a concorrência trabalha na DG Concorrência, depende directamente do Director Geral e presta funções de aconselhamento económico sobre processos e estratégias na área da concorrência.
  • Os Auditores, Joos Stragier e Wouter Wils, são independentes da Direcção-Geral da Concorrência, dependendo directamente do Comissário responsável pela Concorrência. Têm por missão garantir a correcção dos processos, salvaguardar os direitos das partes e os direitos processuais, bem como contribuir para a qualidade do processo de decisão no quadro de processos anti-trust e de concentrações no âmbito da CE.

Oportunidades de trabalho

  • Postos de trabalho permanentes e temporários na Comissão Europeia
  • Estágios:
    • A Comissão organiza estágios remunerados.
    • A DG Concorrência propõe períodos de estágio não remunerados para licenciados que pretendam familiarizar-se com as suas actividades. Para mais informações, contactar: comp-candidatures-stagiaires@ec.europa.eu
    • Formação profissional para peritos nacionais
      A Direção-Geral da Concorrência oferece aos peritos nacionais das administrações públicas a possibilidade de fazer um estágio profissional nos domínios do antitrust, das concentrações e dos auxílios estatais. Os estágios têm lugar em Bruxelas. O processo de candidatura é gerido pela Representação Permanente do país dos interessados junto da UE.
    • Programa para visitantes externos
      A Direção-Geral da Concorrência oferece aos funcionários das autoridades da concorrência de países que não pertencem à União Europeia a oportunidade de participarem no seu programa para visitantes externos (não remunerado). Este programa tem como objetivo principal proporcionar formação numa situação de trabalho real. Regra geral, os visitantes são afetados a uma das unidades da direção-geral (antitrust, concentrações ou auxílios estatais) e integrados numa ou várias equipas responsáveis pelos processos de concorrência.
      Para mais informações, contactar: comp-international-relations@ec.europa.eu
The European Commission is organising a selection procedure to constitute a reserve list of approximately 12 candidates in order to fill 6 administrator posts (temporary agent AD 5) within the Chief Economist Team (CET) of the Directorate-General for Competition.

Reference number: COM/TA/COMP/17/AD5
Open for application: 01/02/2017
Deadline: 03/03/2017
Location: Brussels (Belgium)
Institution: European Commission (DG Competition, CET)
Grade: AD5
Type of contract: Temporary staff
Selection notice: bg cs da de el en es et fi fr ga hr hu it lt lv mt nl pl pt ro sk sl sv
Application form: en

 

  • Relatório anual sobre a política de concorrência

    Este relatório oferece uma panorâmica das principais iniciativas políticas e legislativas adoptadas pela Comissão Europeia em aplicação da legislação comunitária em matéria de concorrência.


    Plano anual de gestão

    O plano anual de gestão é o programa de trabalho da Direcção Geral. Tem dois objectivos: traduz as iniciativas prioritárias e os objectivos estratégicos da Comissão em medidas concretas e representa um instrumento que permite à direcção planear, acompanhar e apresentar relatórios sobre as actividades e recursos da direcção geral.


    Relatório anual de actividades

    O relatório anual de actividade apresenta os progressos alcançados e os respectivos recursos utilizados pela direcção geral durante o exercício em causa. É o "espelho" do programa de trabalho anual. Também é o relatório de gestão do Director General destinado à Comissão sobre o cumprimento das suas obrigações enquanto Gestor Orçamental delegado para a gestão do orçamento da UE.


    Contactos e endereços de correio electrónico


    Endereço para visitas

    DG Concorrência
    Place Madou, Madouplein 1
    1210 Saint-Josse-ten-Noode /Sint-Joost-ten-Noode
    Belgium

    Ver mapa e informações sobre os transportes públicos pdf

  •