Percurso de navegação

Microfinanciamento

A União Europeia gere programas de microcrédito (empréstimos inferiores a 25 000 euros) para trabalhadores por conta própria ou empresas com menos de 10 postos de trabalho.

A UE não faz microempréstimos directos a particulares ou empresas (empréstimos até 25 000 euros), mas disponibiliza garantias, empréstimos e capital próprio a intermediários que, por sua vez, emprestam dinheiro às PME ou financiam o seu capital próprio.

Enquanto (futuro) empresário, pode dirigir-se a uma instituição de microfinanciamento no seu país que participe numa das seguintes iniciativas da UE:

Iniciativas de microfinanciamento da UE

O PIC English (Programa-Quadro para a Inovação e a Competitividade) ajuda os microempresários a criar ou expandir o seu próprio negócio.

  • Peça um microempréstimo English
    Lista de organismos que concedem microempréstimos no seu país
  • Conceda microcrédito English
    Informações sobre garantias dirigidas a potenciais instituições de microcrédito

O Progress (Instrumento Europeu de Microfinanciamento) concede microempréstimos a pessoas que perderam o emprego e querem iniciar uma actividade por conta própria ou a pessoas que pretendem expandir o seu negócio, mas que não têm acesso aos serviços bancários tradicionais.

  • Peça um microempréstimo
    Veja se já existe uma instituição de microcrédito no seu país
  • Conceda microcrédito English
    Informações sobre garantias English e instrumentos financiados English para potenciais instituições de microcrédito.

O JEREMIE English (Recursos Europeus Comuns para as Micro e as Médias Empresas) permite aos países da UE recorrer aos fundos estruturais para apoiar as PME e as microempresas. Em alguns países da UE, os organismos de microcrédito beneficiam de garantias, empréstimos e capital próprio.

  • Peça um microempréstimo EnglishDeutschfrançais
    Para obter uma lista dos intermediários financeiros existentes no seu país, contacte a entidade nacional ou regional responsável pela gestão dos fundos estruturais.
  • Conceda microcrédito English
    Informações sobre garantias, empréstimos e capital próprio destinadas a potenciais instituições de microcrédito

Unicamente para instituições de microcrédito do sector não bancário

O JASMINE English (Acção comum de apoio às instituições de microfinanciamento na Europa) reforça as capacidades das instituições de microcrédito, ajudando-as a tornaram-se operadores sustentáveis e viáveis no mercado de crédito.

  • Apoio financeiro e assistência técnica English
    Informações para potenciais instituições de microcrédito

Ver também

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?