Percurso de navegação

What's new?

Did you know that 2013 is the European Year of Citizens? Read more ...

 
O que é o jantar hoje?

“O que está na mesa é o que há para comer” – esta foi provavelmente a frase que os teus pais mais ouviram quando eram da tua idade. Hoje em dia, contudo, confrontamonos com demasiadas possibilidades de escolha, e o problema é como escolher o que é melhor para nós, numa época em que a alimentação é abundante e barata.

Estima-se que 30% dos jovens em Portugal sofre de excesso de peso, uma condição que pode causar doenças crónicas, tais como a diabetes, doenças do coração e ancro. Diz-se que somos o que comemos, e, se bem que uma alimentação equilibrada não seja necessariamente a cura de todos os males, pode ajudar em muito a prevenir estes problemas... A alimentação tem um impacte fundamental na nossa vida: seis dos sete maiores factores de risco que levam a mortes prematuras na Europa têm a ver com o que comemos, o que bebemos e com o exercício que fazemos.

A melhor receita

Combinar uma dieta equilibrada com exercício regular é a melhor receita para uma vida saudável. Isso todos nós sabemos, mas a verdade é que, com as exigências dos nossos dias, muitas vezes não nos damos ao trabalho de cozinhar uma refeição decente ou de fazer jogging. Tem tudo a ver com as escolhas que fazemos!

Alimenta... estas dicas

Vais sentir-te melhor com um estilo de vida saudável – vais ter mais energia e estar mais bem-humorado. Eis algumas dicas para começares de imediato:

  • Não saltes refeições.
  • Consome muita fruta e vegetais.
  • Bebe muita água.
  • Evita doces e bebidas com gás.
  • Modera o consumo de alimentos ricos em gorduras.
  • Pratica exercício físico regularmente.
Sabias que...?
De acordo com dados das Nações Unidas, no mundo existe um número mais elevado de pessoas com excesso de peso do que de subnutridos.