Percurso de navegação

What's new?

Did you know that 2013 is the European Year of Citizens? Read more ...

 
Só temos uma terra!

Se o resto do mundo vivesse – e consumisse – como os europeus, seriam necessários os recursos de mais três planetas Terra! Mas, tu podes fazer a diferença, fazendo parte da mudança!

Viajar de avião, comer carne todos os dias, comprar um telemóvel novo todos os anos... a maioria dos europeus tem uma vida mais próspera do que nunca. Mas, a crescente procura de produtos, que na maioria das vezes nem sequer precisamos, tem um impacte negativo no mundo à nossa volta.

Viver melhor dentro de limites

Não podemos continuar a viver como temos vivido até aqui. O problema dos países desenvolvidos é o consumismo, iconsumimos mais do que realmente necessitamos. Se a isto juntarmos o crescimento da população e a influência crescente de uma cultura do consumo a nível global – que aumentam a procura de bens e serviços – estamos a exceder a capacidade que o Planeta tem para suportar os nossos hábitos de consumo.

O facto é que estamos a chegar ao limite do que é ecologicamente possível. Os recursos naturais começam a escassear – estima-se que as reservas petrolíferas, por exemplo, se esgotem até ao final do século – sendo cada vez mais difíceis de obter a sua extracção é cada vez mais dispendiosa e prejudicial para o ambiente. Podemos viver melhor, dentro de limites, se adoptarmos comportamentos sustentáveis!

Reduz a tua pegada ecológica

Se mudarmos para um estilo de vida mais saudável e preferirmos produtos ecológicos, podemos proteger-nos a nós e ao ambiente. Vamos começar a pensar no nosso futuro, vamos tornar-nos cidadãos e consumidores conscientes e responsáveis. A escolha é nossa.

Os dados estatísticos dizem-nos que a habitação, os bens de consumo, a alimentação e as viagens são responsáveis por 70-80% de todos os impactes ambientais. Então, na prática, o que é que significa consumo sustentável ou consciente? Antes de comprar um produto, pensa no seu ‘ciclo de vida’:

  • Dos materiais utilizados: são materiais escassos? Foram produzidos e recolhidos de forma sustentável?
  • Da embalagem: foi usado muito plástico desnecessariamente?
  • E do transporte: de onde é que vem? É um produto local ou sazonal?
  • À sua utilização: preciso mesmo disto? Vou consumi-lo até ao fim? Vou usá-lo muitas vezes?
  • E à sua eliminação: o que é que faço disto quando já não precisar? Pode ser reciclado?

Se pensarmos desta forma sobre o que consumimos, começamos a perceber melhor o impacte que temos no ambiente.

Sabias que...?
São necessários 15 550 litros de água para produzir 1kg de carne de vaca. O que daria para mais de 100 banhos!
Que desperdício!
Estima-se que deitamos fora quase um quarto da comida que compramos! Para além de não ser benéfico para a carteira, é ainda muito prejudicial para o ambiente – significa produção e transporte ‘desnecessários’ e desperdício de comida.

Muito deste desperdício pode ser evitado – basta planearmos com alguma antecedência:

  • Faz sempre uma lista de compras (dessa forma só compras o que precisas)
  • Guarda a comida adequadamente para a manter em boas condições
  • Aproveita os restos para fazer receitas novas

Para saberes mais: