Language selector

 
left
  Serviços seguros – Panorama geralslide
right
transtrans
 

Temos de melhorar os conhecimentos sobre os riscos relacionados com determinados serviços prestados aos consumidores.

O sector dos serviços

O sector dos serviços é a força motriz do crescimento económico na União Europeia e representa cerca de 70% do PNB e do emprego na maior parte dos Estados-Membros.

Os serviços existem em todas as áreas das economias modernas, desde os sectores de serviços tradicionais centrados na procura, tais como os transportes, as telecomunicações, o turismo e as profissões regulamentadas, até aos serviços criados mais recentemente como a gestão dos resíduos, a conservação da natureza, os serviços às empresas e o processamento de dados.

Regras de segurança

Determinados serviços envolvem riscos para a saúde e para a segurança física dos consumidores, por exemplo os ferimentos provocados devido à falta de informação, uma vigilância inadequada dos desportos de aventura organizados ou danos na pele causados por tratamentos de beleza.

Actualmente, muitas das regras de segurança aplicáveis aos serviços são estabelecidas a nível nacional. O sector dos transportes é um exemplo de um sector em que muitas regras existem igualmente a nível europeu.

Necessidade de informação

Ainda não foi decidido se é necessário harmonizar as regras de segurança aplicáveis aos serviços em geral a nível da UE.

O "Relatório relativo à segurança dos serviços aos consumidores" concluiu que não existem dados nem informações suficientes sobre os aspectos relacionados com o risco e a segurança no sector dos serviços. Por conseguinte, a prioridade das acções a nível da UE é, antes de mais, melhorar a base de conhecimentos.

Sectores de serviços de especial interesse

Nos últimos anos, os seguintes tópicos atrairam especial interesse:





 
lefttranspright

 

  Print  
Public HealthFood SafetyConsumer Affairs
   
   
requires javascript

Responsible Unit B3