This site was  archived on 27/06/14
27/06/14
Visit the new website!

Language selector

 
left
  Olá Verão, adeus escaldão!slide
right
transtrans
 

Férias organizadas
Tempo parcial (Timeshare)
Viagens aéreas
Viajar com animais Olá Verão, adeus escaldão!

Consumidores: aproveitar o sol de forma inteligente este Verão

No início da época de férias, a Comissão Europeia alerta os consumidores para a importância de se protegerem do sol de forma inteligente e lembra-lhes que devem optar pelas novas regras de rotulagem, com informação mais clara, nas embalagens dos protectores solares. Os novos rótulos - incluindo um novo logótipo ou selo UVA nas embalagens e a proibição de expressões enganosas como «sunblock». «protecção total» ou «ecrã total» - são a resposta à recomendação da Comissão sobre protectores solares adoptada em Setembro de 2006. A Comissão procura também sensibilizar os consumidores para o facto de existirem diversas razões pelas quais os protectores solares devem ser considerados apenas um entre vários meios de protecção indispensáveis contra a radiação ultravioleta do sol.

Press release
Memo


Muitos de nós partem para férias para desfrutar ao sol de dias bem merecidos de descanso e lazer. Mas a exposição solar, mesmo a níveis relativamente baixos, contribui para o risco de cancro da pele. No ano passado, a Comissão chamou a atenção para a necessidade de protecção contra os efeitos nocivos do sol – tanto dos raios UVA como UVB. Os consumidores devem ter o cuidado de procurar o novo rótulo de protecção solar "UVA", que garante um nível de protecção adequado simultaneamente contra as radiações UVA e UVB:

Com o início da época balnear de 2008, todos devemos estar conscientes da importância de uma protecção solar adequada. OLÁ VERÃO, ADEUS ESCALDÃO!

Que devem saber os consumidores?

A utilização de protectores solares é uma das muitas medidas aconselhadas aos consumidores para se protegerem do sol. Devem, além disso:

  • Avoid excessive sun exposure at peak hours Evitar a exposição prolongada nas horas de maior calor, geralmente entre as 11 e as 15 horas.
  • Keep yourself well covered, including hat, T-shirt, and sun glasses  Cobrir-se bem, com chapéu, t-shirt e óculos de sol, quando não puderem abrigar-se à sombra.
  • Avoid direct sun exposure for babies and young children  Não expor directamente ao sol bebés e crianças pequenas
  • Use sunscreen products generously  Aplicar os protectores solares em quantidade suficiente. Escolher bem o protector solar é tão importante como aplicá-lo correctamente. Para conseguir a protecção correspondente ao «factor de protecção solar» anunciado, é preciso aplicar uma quantidade de 2mg/cm², o que representa cerca de 36 gramas (6 colheres de chá) de protector solar no caso de um adulto. Em geral, os consumidores só utilizam cerca de metade desta quantidade. Para manter a protecção, devem repetir a aplicação da quantidade recomendada depois do banho ou de se secarem com a toalha. Veja os pictogramas que serão utilizados para ilustrar estes e outros factos e alguns números importantes sobre a exposição solar.
  • Use sunscreen products against both UVB and UVA radiation Utilizar protectores solares que protejam simultaneamente contra as radiações UVB e UVA.;

Comunicado de imprensa: Consumidores: este Verão aproveitem o sol de forma inteligente

Mais informações

Regras para a rotulagem dos protectores solares na UE
Descarregue aqui os pictogramas de alta resoluçãogif (.ai)

Mais informações no seu país:

Bulgaria
Ministry of Health

Nederlands
- Verstandig zonnen

- Zonnetips
- Gouden Regels

Sweden
SOLinformation

Denmark
- Skru ned for solen
- Solcreme og selvbruner/selvbrunerkabiner: Miljøstyrelsens kosmetikguide

Norway
Kreft foreningen
United Kingdom
- Sunsmart
- Sunsense
France
- Soleil – mode d’emploi
- Guide de la protection solaire
Finland
- Radiation and Nuclear Safety Authority
- Finnish Meteorological Institute
- Finnish Cancer Organisations
Poland
UVAgaslonce
Belgium
- French version: soleilmalin
- Dutch version: veiligindezon

Slovak republic
Public Health Office of the Slovak Republic

Austria
Federal Ministry for Health, Family and Youth
Germany
Haut.de
Spain
El sol
Czech Republic
Ministry of Health
Slovenia
Ministry of Health
Hungary
Napsugarzas.hu

 
lefttranspright

 

  Print  
Public HealthFood SafetyConsumer Affairs
   
requires javascript

Consumers Affairs 2