Navigation path

Página principal
O que é a política da concorrência?
Porque é que a política da concorrência é importante para os consumidores?
Como aplica a Comissão a política da concorrência?
Instituições da UE e política da concorrência
Contactos

Ao serviço dos consumidores

Qual é a importância da política da concorrência para o consumidor ?

A política da concorrência procura aplicar regras que assegurem que as empresas concorrem lealmente entre si. A política da concorrência incentiva as empresas e a eficiência, amplia a escolha dos consumidores e contribui para reduzir os preços e melhorar a qualidade.

Preços baixos para todos: A maneira mais simples de conseguir uma elevada parte do mercado é oferecer melhores preços. Num mercado concorrencial, os preços tendem a diminuir, o que não é só vantajoso para os consumidores: quando mais pessoas têm a possibilidade de adquirir produtos, as empresas são incentivadas a produzir, o que estimula a economia em geral.

Melhor qualidade: A concorrência também incentiva as empresas a melhorar a qualidade dos bens e serviços que vendem a fim de atrair mais clientes e aumentar a respectiva parte de mercado. Qualidade pode significar várias coisas: produtos que duram mais tempo ou funcionam melhor; melhor apoio pós-venda ou técnico; serviço melhor e mais atencioso.

Maior leque de escolha: Num mercado concorrencial, as empresas tentam que os seus produtos se distingam dos restantes. Desta forma, o leque de escolha é maior e os consumidores podem escolher o produto que oferece a melhor relação qualidade-preço.

Inovação: Para conseguir essa variedade de escolha e oferecer produtos melhores, as empresas têm de ser inovadoras em termos de concepção de produto, design, técnicas de produção, serviços, etc.

Melhores competidores nos mercados mundiais: A concorrência dentro do mercado europeu ajuda as empresas europeias a tornarem-se mais fortes fora da UE e a enfrentarem a concorrência a nível mundial.


Veja o vídeo para ficar a saber como se passa na prática


Para descarregar este vídeo, consulte esta página Web da Comissão Europeia.
Ver condições em matéria de direitos de autor.


Veja como a política da concorrência pode ter um efeito positivo na sua vida


Para descarregar este vídeo, consulte esta página Web da Comissão Europeia.
Ver condições em matéria de direitos de autor.

Qual é o seu papel?

A sua contribuição para a competitividade das empresas é fundamental: a sua escolha de produtos, em última análise, é uma excelente indicação do caminho a seguir pelas empresas. Além disso, ao manter-se informado e ao denunciar as empresas que considera que agem de forma desleal e não concorrencial, pode contribuir para assegurar que as empresas ofereçam maior escolha, qualidade e inovação, bem como preços mais baixos.