Percurso de navegação

Veja o Discurso do Presidente Barroso sobre o Estado da União

Fichas informativas

Fichas informativas

DISCURSO SOBRE O ESTADO DA UNIÃO 2011

Atualizado 10 outubro 2011

"Vou apelar a todos os líderes do G20 para apoiarem um imposto sobre as transacções financeiras a nível mundial, cuja parte das receitas poderia ser direccionada para as pessoas mais pobres no mundo."

Como parte da série de entrevistas do YouTube World View com líderes mundiais, o Presidente Durão Barroso participou hoje numa entrevista ao vivo, transmitida em 11 línguas. Os assuntos económicos dominaram as principais perguntas. A pergunta mais popular foi sobre o que correu mal na Grécia e como estimular a economia grega. O Presidente Durão Barroso respondeu que, "Um país, tal como uma família ou uma empresa, não pode viver durante muito tempo acima das suas possibilidades. E a Grécia estava precisamente a fazer isso." Também sublinhou que no futuro existirá uma maior integração dos orçamentos nacionais e dos programas económicos, assim como sanções para aqueles que não cumprirem com as regras. Mais uma vez, o Presidente reiterou que é necessário um imposto sobre as transacções financeiras para que os bancos contribuam de forma justa para os custos da crise, e referiu que as receitas do imposto poderiam ser usadas para financiar a ajuda ao desenvolvimento. A entrevista foi transmitida ao vivo em http://www.youtube.com/worldview, Europe by Satellite e na Euronews TV.

Ler as principais mensagens da entrevista do Presidente.

 

Os cidadãos podem dirigir-se directamente ao Presidente como parte da série do canal World View do YouTube com líderes mundiais. Qualquer pessoa pode colocar perguntas na sua língua materna e votar nas perguntas até 5 de Outubro. A 6 de Outubro, às 10h (Hora da Europa Central), o Presidente Durão Barroso responderá às principais perguntas numa entrevista ao vivo que será transmitida em http://www.youtube.com/worldview, no Europe by Satellite e na Euronews TV.

Clique aqui para obter mais informações: http://www.youtube.com/watch?v=2pU05h_PorY

“Trata-se de uma crise financeira, económica e social. Creio que podemos afirmar que a crise da dívida soberana é hoje, sobretudo, uma crise de confiança política,” afirmou o Presidente Durão Barroso no seu discurso anual sobre o Estado da União 2011, intitulado “Renovação Europeia”. O Presidente salientou a existência de soluções para a crise, apresentando-as posteriormente. Referiu que “a Comissão aprovou hoje uma proposta para o Imposto sobre as Transacções Financeiras” e acrescentou que o sector bancário deveria também dar o seu contributo para a sociedade. O Presidente concluiu: “A verdade é que, actualmente, a cooperação intergovernamental não é suficiente para tirar a Europa desta crise e conduzi-la a um futuro próspero.”