Percurso de navegação

Pensar a Europa - Considerações sobre o presente e o futuro da União Europeia

“É meu dever, após quase 10 anos enquanto Presidente da Comissão, partilhar a minha experiência e ideias sobre como capitalizarmos o que conseguimos até agora e avançarmos, de futuro.”

No seu Discurso do Estado da União de 2013, o Presidente Barroso anunciou um contributo para o debate sobre o futuro da Europa, que incluía a questão da abordagem a mais alterações aos Tratados.

Ele cumpre agora a promessa e apresenta um discurso sobre o future da Europa, baseado na sua experiência e lições fulcrais retiradas de dois mandatos à frente da Comissão Europeia. Nele estão incluídas as suas ideias para incentivar a responsabilização política e apoio popular necessários para manter a Europa aberta, unida e forte, preservando os seus valores e modelo social:

“Há falta de responsabilização na política europeia e os ajustes institucionais, por si só, não conseguem remediar. Quando os decisores democráticos no Conselho ou no Parlamento Europeu recusam reconhecer, defender e apoiar as suas decisões comuns, a legitimidade europeia sofre sempre.”

O discurso reflete também sobre como pode ser alicerçado e aprofundado a longo prazo o método e abordagem comunitários face a desafios importantes comuns perante a UE e os seus Estados-Membros, aperfeiçoando a união política com o tempo.

O discurso será feito na Universidade Humboldt de Berlim, na quinta-feira, 8 de Maio; o debate continuará a 9 de Maio, em Florença e em Cracóvia, a 10 de Maio.

Download a copy of the speech pdf - 269 KB [269 KB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) hrvatski (hr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

Read the speech online

Watch the full speech:

Watch a video summary:

 

“10 anos em funções e o futuro”: o Presidente Barroso em Florença (9 de Maio de 2014)

No Dia da Europa (9 de Maio), o Presidente Barroso participou na conferência sobre o Estado da União, em Florença, organizada pelo Instituto Universitário Europeu (IUE). Barroso, capitalizando o discurso Humboldt em Berlim, a 8 de Maio de 2014, participou num debate público com o tema “10 anos em funções e o futuro”, moderado pelo Professor Joseph H. H. Weiler, Presidente do IUE, e pelo editor do Financial Times para assuntos europeus, Tony Barber.

Durante o debate, o Presidente Barroso fez raras declarações sobre a sua experiência à frente da Comissão durante quase 10 anos e partilhou a sua visão sobre o futuro da União Europeia. Falou sobre o seus melhores e piores momentos, a difícil tarefa de manter a UE unida e aberta em épocas de crises institucionais e financeiras, sobre a sua abordagem para a liderança da Comissão, que permitiu o surgir de uma real cultura de Colégio e alcançar de consensos em quase todas as decisões e partilhou a sua visão sobre a crise ucraniana e o comportamento da Rússia, apelando a um novo consenso europeu antes de nova engenharia institucional na União Europeia.

Read more pdf - 302 KB [302 KB] English (en)

Watch the full speech:

Watch a video summary:

 

O Presidente Barroso em Cracóvia (10 de Maio 2014)

Ler o discurso na Universidade Jagiellonian: "Deixem a razão prevalecer sobre a força”

Watch the press conference:

Watch the speech: