Percurso de navegação

Aproveitar o momento para impulsionar o crescimento: mensagem de 9 de maio do Colégio

(c) EU

Estou satisfeito por observar o novo impulso que está a ser desenvolvido nos Estados-Membros para estimular o motor do crescimento europeu

Na terça-feira, o Colégio de Comissários debateu um documento intitulado "Ação para o crescimento e ação para o emprego". Depois do debate, o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse: "Temos uma abordagem dupla da estabilidade e do crescimento que tem estado sempre no centro da nossa resposta. Agora, em primeiro lugar, não podemos abrandar o nosso foco na estabilidade. Reduzir a dívida e os défices é essencial para desenvolver a confiança e reduzir os custos dos empréstimos. Cada euro gasto no pagamento de juros é menos um euro para o emprego e o investimento."

"Em segundo lugar, as reformas estruturais têm de ser aceleradas. Os Estados-Membros devem reduzir os impostos sobre o trabalho para estimular a criação de emprego."

"Em terceiro lugar, temos de aumentar o investimento. Estou satisfeito por depois do apelo do Conselho Europeu à aprovação das obrigações a favor de projetos, a proposta estar no bom caminho, o que significa que uma contribuição de 230 milhões de euros do orçamento corrente da UE poderá ser usada para atrair fundos de até 4,6 mil milhões de euros nos próximos dois anos para projetos de infraestruturas essenciais. Quero também ver um aumento da capacidade de empréstimo do Banco Europeu de Investimento. O aumento do seu capital realizado em pelo menos 10 mil milhões de euros disponibilizaria os muito necessários fundos para apoiar a criação de emprego, em particular se direcionados para as pequenas empresas. Quero que o próximo Conselho Europeu chegue a um acordo sobre esta questão. E se queremos ser sérios quanto ao investimento para o crescimento, temos de chegar a um acordo sobre um orçamento para a UE para os próximos sete anos que desloque o foco das despesas para as medidas que estimulem o crescimento."

 

Ler o discurso

Ver o vídeo

European Commission statement for Schuman Day pdf - 37 KB [37 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr)