Percurso de navegação

Presidente do PE Martin Schulz reúne-se com a Comissão para debater a proposta de orçamento para 2013

A proposta de orçamento para 2013 adotada hoje reflete um orçamento de responsabilidade e solidariedade.

Na conferência de imprensa, dada hoje juntamente com o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, o Presidente Durão Barroso disse: "Este é um orçamento que fomenta o crescimento e o emprego ao mesmo tempo que reconhece a pressão existente sobre os orçamentos nacionais. Demonstra responsabilidade porque congela futuras despesas a nível da inflação. Está direcionado para áreas de investimento que podem ajudar melhor a criar crescimento e emprego. Por último, também limita o aumento das despesas administrativas a 1,2%, bastante abaixo da inflação (prevendo cortes nos níveis dos funcionários da Comissão)."

De seguida, explicou: "Ao mesmo tempo, o orçamento demonstra solidariedade porque respeita as nossas obrigações legais. Os Estados-Membros e os beneficiários privados estão agora a apresentar-nos as suas contas. Isto é uma situação normal no último ano de um período de programação. E a UE tem de pagar estas contas, seja de que forma for. Devemos isto aos nossos cidadãos para que possam concluir os seus trabalhos de investigação financiados pela UE, os seus projetos de infraestruturas, as suas sessões educativas e de formação, e implementarem os seus planos de negócio conforme previsto. Por isso, faço um apelo aos Estados-Membros para mostrarem responsabilidade no debate e evitarem qualquer tipo de mitos ou preconceitos."

O Presidente Durão Barroso ficou muito satisfeito com esta primeira e muito positiva reunião entre o Colégio e o Presidente Schulz, sublinhando a parceria especial entre a Comissão e o Parlamento Europeu. Anunciou que tais reuniões serão a partir de agora realizadas regularmente.

Ler o discurso completo

Ver o vídeo

"The Commission must respect all the commitments made" – Read the President's reply to a journalist