Percurso de navegação

Cimeira Energia Sustentável para Todos e reunião com o Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon

UN

Energia para Estimular o Desenvolvimento – 50 milhões de euros para fornecer acesso a energia sustentável para mais 500 milhões de pessoas

O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, juntamente com Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas, deu hoje início à Cimeira da UE Energia Sustentável para Todos, em Bruxelas. O Presidente elogiou o Secretário-Geral pela sua importante iniciativa "Energia Sustentável para Todos", na qual a Comissão Europeia está amplamente envolvida. "No mundo desenvolvido," disse, "o fornecimento adequado de energia é muitas vezes a diferença entre o crescimento e a estagnação. No mundo em vias de desenvolvimento, isto pode fazer a diferença entre o progresso e o retrocesso, ou mesmo entre a vida e a morte." O Presidente também anunciou hoje o lançamento de uma nova iniciativa da Comissão: Energia para Estimular o Desenvolvimento. Este programa fornecerá 50 milhões de euros ao longo dos próximos dois anos para apoiar os países que "aceitem" a iniciativa e se comprometam com as reformas necessárias para disseminar o acesso e a utilização das fontes de energia sustentável.

Depois da abertura da cimeira, os líderes continuarão o debate sobre assuntos de interesse e preocupação comuns. "Se o desenvolvimento sustentável, o ambiente e a ação climática são realmente questões globais, também a paz, a estabilidade e a democracia o são," concluiu o Presidente Durão Barroso, confirmando que, entre outras questões, serão debatidas as atuais situações na Síria, no Irão e na Guiné-Bissau.

Durante a tarde, o Presidente Durão Barroso e o Secretário-Geral Ban Ki-moon assistirão à assinatura de um Memorando de Entendimento para a Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres entre a UE e a ONU Mulheres, que estabelece uma parceria estratégica entre ambas as organizações.

Ler o discurso completo da Cimeira

Ver o vídeo

Ler a declaração no encontro com a imprensa com Ban Ki-moon

Ver o vídeo do encontro com a imprensa

Ler mais sobre a iniciativa "Energia para Estimular o Desenvolvimento"