Percurso de navegação

14.ª Cimeira UE-China, Pequim

EU

Queremos que a China seja parte da solução na abordagem de algumas das questões mais urgentes enfrentadas pela comunidade internacional

updated 14 February

Na declaração proferida na conclusão da 14.ª Cimeira UE-China, em Pequim, o Presidente Durão Barroso afirmou que a parceria UE-China "é hoje uma das mais importantes do mundo". Além disto, o Presidente sublinhou os benefícios das políticas e dos mercados abertos da Europa para a economia da China. Depois de debater várias novas iniciativas com o primeiro-ministro chinês Wen, o Presidente Durão Barroso anunciou que foi iniciado um novo pilar importante na cooperação UE-China, o "Diálogo Povo-a-Povo", tendo sido também estabelecida uma nova Parceria sobre a Urbanização Sustentável, que vai permitir a ambas as partes cooperar no desenvolvimento do baixo carbono, na economia verde, no planeamento urbano, na mobilidade, no fornecimento de energia, na qualidade da água e do ar, na gestão de resíduos e na inclusão de migrantes. A cooperação bilateral sobre os problemas globais foi também intensificada.

"O poder global está estritamente associado à responsabilidade global e queremos que a China seja parte da solução na abordagem de algumas das questões mais urgentes enfrentadas pela comunidade internacional, desde as alterações climáticas à segurança na Internet," concluiu o Presidente.

"Uma parceria UE-China fortalecida e virada para o futuro pode constituir um pilar importante para a estabilidade e a prosperidade mundiais"

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, estarão presentes na 14.ª Cimeira UE-China juntamente com o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, a 14 de fevereiro de 2012. Em antecipação à cimeira, o Presidente Durão Barroso disse: "As bases da nossa relação deram provas, mas o nosso desejo comum é levá-la ainda mais longe. Enfrentamos desafios comuns e o mundo necessita de parcerias cooperativas e responsáveis para os ultrapassar. É agora, mais do que nunca, que temos de agir de forma concertada. Acredito que uma parceria UE-China fortalecida e virada para o futuro pode constituir um pilar importante para a estabilidade e a prosperidade mundiais. A cimeira proporciona uma oportunidade importante para estabelecer uma colaboração mais estreita com um parceiro essencial da UE, e transmite um sinal de confiança mútua em ambas as economias. As duas partes partilham a determinação de contribuir para a recuperação e a estabilidade globais.

Comunicado de Imprensa

Declaração do Presidente depois da 14.a Cimeira UE-China, Pequim

Comunicado de imprensa conjunto da 14.ª Cimeira UE-China

Discurso do Presidente na Cimeira Empresarial UE-China, Pequim

President's speech at the Euro campaign event launch Beijing, 15 February 2012