Percurso de navegação

Visita do Colégio à Dinamarca, 11 – 12 de janeiro de 2012

Prime Minister Thorning-Schmidt and President Barroso

A disciplina fiscal é indispensável para a Europa. Mas isto não basta.

A Comissão Europeia reuniu-se com o governo dinamarquês, em Copenhaga, para o arranque da presidência dinamarquesa do Conselho da UE. O programa inclui uma sessão plenária e várias sessões de trabalho para debater a implementação das principais prioridades. Entre estas incluem-se a estabilidade financeira e a criação de crescimento e emprego, por exemplo, através do aprofundamento do mercado único, do crescimento verde e da eficiência energética. O Colégio de Comissários participará também num almoço oferecido por Sua Majestade, a Rainha Margrethe, assim como na inauguração de uma exposição sobre as relações da Europa com o mundo, no Museu Nacional da Dinamarca. No dia 11 de janeiro será realizado um encontro com a imprensa com o Presidente e a primeira-ministra Thorning-Schmidt, e a 12 de janeiro será dada uma conferência de imprensa conjunta. O Presidente Durão Barroso sublinhou que a Dinamarca pode ser uma ponte entre os membros da zona euro e os membros fora da zona euro, e elogiou a abordagem pragmática e o compromisso europeu da Dinamarca.

Numa declaração à imprensa no início do primeiro dia, o Presidente Durão Barroso agradeceu à primeira-ministra dinamarquesa Thorning-Schmidt e ao seu governo a receção acolhedora e disse: "Deixe-me dizer que partilhamos bastante as prioridades da presidência dinamarquesa para uma Europa mais dinâmica, mais aberta, mais segura e mais verde. E acredito que estas tarefas vão ser executadas durante a presidência dinamarquesa. Apoiamos o seu compromisso com este tipo de Europa – uma Europa que está mais próxima dos seus cidadãos. Como referi anteriormente – a presidência dinamarquesa tem lugar num momento muito crucial para o projeto europeu. Temos de mostrar aos nossos cidadãos resultados concretos nas suas vidas quotidianas. Existem também alguns riscos de fragmentação. Queremos que todos os Estados-Membros estejam envolvidos no nosso objetivo comum e conto com a Dinamarca para estabelecer ligações e consolidar este tipo de unidade e, claro, vamos trabalhar de forma honesta e em estreita colaboração com a presidência dinamarquesa para fazer desta presidência um sucesso para a Dinamarca e um sucesso para a Europa."

Updated 12 January

No final da visita da Comissão a Copenhaga, e depois de uma reunião com a primeira-ministra dinamarquesa Helle Thorning-Schmidt, o Presidente Durão Barroso disse: "Temos estado ambos muito empenhados a debater grandes questões de política e a procurar formas para trabalharmos em conjunto para obtermos resultados concretos para os nossos cidadãos". Sublinhou que "a presidência e a Comissão estão totalmente de acordo em que a disciplina fiscal e as finanças públicas sólidas são indispensáveis para a Europa. Mas isto não basta! A disciplina é indispensável mas o crescimento também é necessário."

O Presidente sublinhou que "as reformas estruturais para estimular a competitividade e as medidas para aumentar o crescimento são tão importantes como o saneamento das finanças públicas para restaurar a confiança. Isto é aquilo que a Comissão sempre defendeu e insistiu de forma consistente na sua abordagem abrangente à crise."

Ressaltou que: "o crescimento está ao nosso alcance se podermos eliminar as barreiras que impedem que o dinheiro, os serviços e as pessoas circulem na nossa União como deveriam. E o facto da Dinamarca colocar o aprofundamento do mercado único e o crescimento verde no centro da sua presidência, é crucial para garantir que seremos bem sucedidos." O Presidente também sublinhou que o futuro Quadro Financeiro Plurianual da UE deve ser debatido como parte de uma contribuição para o crescimento. Terminou elogiando a determinação da Presidência: "Com este compromisso, apoiado pela sua ação a nível nacional, a Dinamarca pode ser uma ponte a nível europeu e também um exemplo a seguir."

Sítio Web oficial da presidência dinamarquesa da UE 2012

Ler o programa da presidência dinamarquesa da UE

Ver o encontro com a imprensa do Presidente Durão Barroso e da primeira-ministra Thorning-Schmidt, 11 de janeiro de 2012

Ver a conferência imprensa do Presidente Durão Barroso e da primeira-ministra Thorning-Schmidt, 12 de janeiro de 2012

Declaração do Presidente Durão Barroso no primeiro dia da reunião da Comissão Europeia com a presidência dinamarquesa da UE

Ler a declaração na conferência de imprensa conjunta, Copenhaga, 12 de janeiro de 2012

Read President's speech at the opening of the "Europe meets the world" exhibition, 11 January 2012

Video from the first day

Video from the second day