Percurso de navegação

Apresentação das conclusões do Conselho Europeu

European Parliament view © EU

A Comissão vai monitorizar a forma como os Estados-Membros cumprem com os seus compromissos adicionais.

"O principal objectivo deste Conselho Europeu foi mostrar a determinação comum em lidar com as tensões persistentes dos mercados consolidando estas concretizações e reforçando-as ainda mais. E, de facto, na noite de quinta-feira foi alcançado um acordo para criar uma 'união de estabilidade fiscal' genuína," referiu o Presidente Durão Barroso hoje no Parlamento Europeu.

Durão Barroso sublinhou que é "indispensável haver mais disciplina, reformas estruturais para mais investimento, mais convergência e mecanismos credíveis de solidariedade. Todos estes elementos são inseparáveis." No seu discurso, o Presidente centrou-se também na apresentação dos elementos-chave do novo compacto fiscal e sublinhou várias conclusões importantes da Cimeira que coincidem com a posição defendida pela Comissão há algum tempo.

Ressaltou que a Comissão vai monitorizar a forma como os Estados-Membros cumprem com os seus compromissos adicionais estabelecidos neste acordo, e concluiu sublinhando que "a coerência e a persistência serão agora necessárias para a implementação da agenda para o crescimento da União Europeia. Isto é exactamente aquilo que os nossos cidadãos esperam de nós – uma Europa da responsabilidade, sim, mas também uma Europa da solidariedade. Uma Europa da estabilidade, sim, mas também uma Europa do crescimento e do emprego."

President's speech on the on the conclusions of the December European Council

President's closing remarks on the conclusions of the December European Council

Video: President's speech

Video: President's closing remarks