Percurso de navegação

Cimeira UE-EUA, Washington DC, 28 de Novembro

(c) EU

"Reafirmámos a nossa determinação em trabalhar em conjunto de forma estreita para a estabilidade da economia global"

"Reafirmámos a nossa determinação em trabalhar em conjunto de forma estreita para a estabilidade da economia global e em benefício dos nossos povos," afirmou o Presidente Durão Barroso depois da Cimeira UE-EUA, tendo acrescentado que "o caminho a seguir na Europa é através de mais integração". O Presidente disse que a UE e os EUA decidiram criar um Grupo de Trabalho de Alto Nível para o Emprego e o Crescimento com o objectivo de ajudar a garantir que a economia transatlântica pode ser um motor para a recuperação da economia mundial. Este grupo vai analisar o fortalecimento das relações comerciais e de investimento entre a UE e os EUA e, ao fazê-lo, impulsionar o crescimento e a criação de emprego. "O mundo globalizado não se resume à economia," disse o Presidente Durão Barroso. "Os valores e as normas também estão em jogo. A UE e os EUA partilham uma crença firme na liberdade, na democracia, nos direitos humanos e na prosperidade. Estes são os traços distintivos das nossas sociedades e aquilo que nos une," concluiu.

"O mundo globalizado não se resume à economia. Os valores e as normas também estão em jogo."

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, juntamente com o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, e a Vice-presidente/Alta Representante, Catherine Ashton, vão estar presentes hoje na Cimeira UE-EUA, em Washington DC. Os líderes da UE vão reunir-se com o Presidente dos EUA, Obama, e com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Hillary Clinton, para debater questões económicas globais, relações bilaterais e oportunidades para promover o crescimento e o emprego. As questões de política externa também estão na agenda, incluindo como contribuir de forma mais eficaz para o desenvolvimento da democracia e da prosperidade nos países vizinhos da Europa, incluindo o Norte de África e o Médio Oriente, assim como a promoção dos nossos valores comuns noutras regiões do mundo.

Cimeira UE-EUA em Washington: para reforçar a parceria transatlântica

Declaração do Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa conjunta com o Presidente Obama e o Presidente Van Rompuy na Cimeira UE-EUA, em Washington

Declaração conjunta da Cimeira UE-EUA

Ficha informativa sobre o Grupo de Trabalho de Alto Nível para o Emprego e o Crescimento

Video from the press conference