Percurso de navegação

Conselho Europeu e cimeira da Zona Euro, 23 de Outubro de 2011

 © EU

Esperamos que as decisões finais sejam tomadas em 72 horas e estou confiante de que vão ser tomadas

"Queremos que a União se mantenha muito forte," disse o Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa depois do Conselho Europeu, reconhecendo, ao mesmo tempo, que tem de ser feito mais em termos de "coerência e integração na governação da zona euro". O Presidente enviou também uma mensagem clara ao Conselho Europeu de que "a UE pode, e deve, fazer muito mais para gerar crescimento". Ressaltou que "sem crescimento, os nossos cidadãos não sentirão confiança no futuro e no futuro das economias na Europa", e referiu como "podemos fazer da crise uma oportunidade para a renovação". O Presidente Durão Barroso reiterou que "se a UE pretende continuar a liderar com credibilidade a resposta mundial no G20, em Cannes, é fundamental que esta semana sejam tomadas medidas decisivas."

O Presidente Durão Barroso anunciou "o acordo para desbloquear a contribuição europeia para a próxima tranche da assistência financeira à Grécia". Enfatizou que "a reforma ambiciosa do FEEF é um elemento essencial no combate ao contágio". O Presidente Durão Barroso elogiou os bons progressos que foram feitos sobre as medidas coordenadas para facilitar o financiamento da banca e garantir que os bancos possuem um nível de capital significativamente superior. Durão Barroso continua confiante de que na quarta-feira serão tomadas as decisões finais sobre todos os elementos da resposta abrangente.

Link para a Comunicação - Roteiro para a Estabilidade e o Crescimento pdf - 39 KB [39 KB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

O roteiro – séries de vídeos

Declaração do Presidente Durão Barroso depois da reunião com os chefes de Estado ou de governo da zona euro

Declaração do Presidente Durão Barroso depois do Conselho Europeu

Conclusões do Conselho Europeu

Fontes do Crescimento pdf - 2 MB [2 MB] Deutsch (de) English (en) français (fr)

Antecedentes das fontes do crescimento

View the Flipbook