Percurso de navegação

Comunicados de imprensa

Reunião de alto nível sobre as pessoas com deficiência

06/12/2011

Representatives from the European Disability Forum (EDF) © EU O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, participou, juntamente com o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, e a Vice-Presidente da Comissão Europeia, Viviane Reding, no primeiro Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência. O fórum debateu problemas enfrentados por cerca de 80 milhões de europeus portadores de deficiência. O Presidente Durão Barroso disse: "A União Europeia deve estar atenta à situação das pessoas com deficiência." Explicou que a Estratégia Europeia para a Deficiência estabelece uma agenda ambiciosa para os próximos 10 anos. "A UE continua empenhada em autonomizar as pessoas com deficiência, de modo a que estas possam gozar plenamente dos seus direitos e beneficiar integralmente da participação na sociedade e na economia," acrescentou o Presidente.

Mais informações

 

Nomeação da Conselheira Científica Principal

05/12/2011

© EU O Presidente Durão Barroso nomeou hoje a primeira Conselheira Científica Principal da Comissão, a professora Anne Glover, afirmando: "Creio que a sua experiência e as suas qualidades excepcionais darão uma contribuição inestimável à Comissão. A sua acção notável à frente do Comité Consultivo Científico Escocês fazem dela a candidata ideal para este cargo." A Conselheira Científica Principal aconselhará directamente o Presidente, informando-o regularmente sobre as grandes evoluções científicas e tecnológicas.

Ler o comunicado de imprensa

 

Mensagem de vídeo para a Organização para a Alimentação e a Agricultura

02/12/2011

© EU "A Comissão Europeia tem estado sempre na linha da frente do combate à fome e à má nutrição," sublinhou o Presidente Durão Barroso numa mensagem de vídeo para a 143.a Sessão do Conselho da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Sublinhou que só a Comissão Europeia atribui cerca de 800 milhões de euros por ano para a agricultura, a segurança alimentar, o planeamento territorial e o desenvolvimento rural, que são sectores centrais do trabalho da Comissão em mais de 40 países em todo o mundo. O Presidente Durão Barroso afirmou: "No nosso mundo do século XXI, é simplesmente inaceitável que seres humanos continuem a ser vítimas da fome. A comunidade internacional deve redobrar os seus esforços para garantir que as necessidades humanas mais básicas, como o acesso à alimentação, não seja um luxo, mas uma realidade para todos nós."

Ler a transcrição pdf - 11 KB [11 KB] English (en)

Transferir o vídeo

FAO website

 

Mensagem sobre a alteração do Tratado

30/11/2011

© EU O Presidente Durão Barroso reiterou hoje a sua posição sobre a questão da alteração do Tratado. Sublinhou que "poderão ser necessárias alterações ao Tratado para reforçar a governação da zona euro e apoiamos a ideia desde que seja para reforçar a União Europeia e não para dividir a União Europeia". O Presidente disse: "Com algumas condições, acreditamos que as alterações ao Tratado podem contribuir para mostrar algo muito importante – que o euro é irreversível e que todos os Estados-Membros da União Europeia e da zona euro continuam unidos e apoiam a sua moeda única."

 

Mensagem sobre a necessidade de crescimento e melhores medidas

30/11/2011

© EU O Presidente Durão Barroso comentou a necessidade de crescimento e de melhores medidas para complementar os esforços de consolidação fiscal. Lembrou que a Comissão propôs ontem apoio adicional às pequenas empresas usando fundos estruturais. "É uma inovação total, porque devido à falta de financiamento para as pequenas empresas observada em muitos países na Europa, adoptámos legislação que nos permite usar fundos estruturais para financiar as pequenas e médias empresas. Até 5 mil milhões de euros podem ser usados para atrair fundos privados adicionais seis vezes superiores a esse valor." Este apoio adicional para as pequenas empresas usando fundos estruturais é muito importante e mostra que estamos comprometidos com o crescimento. O Presidente também sublinhou que a Comissão vai propor na próxima semana legislação para disponibilizar mais fundos transfronteiriços a 23 milhões de PMEs da Europa. "Isto vai eliminar barreiras que limitam o fornecimento de capital de risco," explicou. Em conclusão, fez um apelo aos Estados-Membros para "acelerarem as suas decisões sobre estas questões tão importantes porque o crescimento é também importante para ultrapassar as actuais dificuldades na zona euro e na União Europeia".

Apoio adicional às pequenas empresas através de fundos estruturais

 

Reunião com o líder da comunidade cipriota turca

22/11/2011

© EU Le président Barroso a rencontré aujourd'hui le chef de la communauté chypriote turque, Derviş Eroğlu. Le président Barroso s'est félicité des résultats de la réunion tripartite avec le secrétaire général des Nations Unies qui s'est tenue à New York les 30 et 31 octobre et dans le cadre de laquelle quelques progrès encourageants ont été réalisés. Il a souligné que "ce qui compte à présent, c'est de parvenir à un accord sur tous les aspects internes de la colonie avant la prochaine réunion tripartite en janvier 2012." Le président a également souligné que les Chypriotes turcs tireront de grands bénéfices de la réunification.

Statement on Cyprus (28.10.11)

 

Reunião com o ministro-presidente de Hessen, Alemanha

22/11/2011

© EU O Presidente Durão Barroso recebeu o ministro-presidente de Hessen, Alemanha, Volker Bouffier. A reunião centrou-se na actual crise da dívida soberana e na necessidade de medidas determinadas e contínuas para a ultrapassar, incluindo através de mais integração e maior disciplina. Entre os outros assuntos debatidos estiveram os serviços de assistência em escala nos aeroportos e a inclusão da aviação no Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE. O ministro-presidente Bouffier também ofereceu um convite para a feira de arte dOCUMENTA, prestigiada a nível mundial, que terá lugar em Kassel (Hessen), em 2012.

 

Grupo de trabalho de Durão Barroso para a Irlanda do Norte em Belfast

31/03/2011

Martin McGuinness, José Manuel Durão Barroso e Ian Paisley © EU Os membros do grupo de trabalho da CE para a Irlanda do Norte estão de visita a Belfast para debater com os ministérios da Irlanda do Norte as suas prioridades para o futuro. O Presidente Durão Barroso disse: "Fui o primeiro líder internacional a reunir-se com Ian Paisley e Martin McGuinness depois do acordo sobre o restabelecimento das instituições políticas, em Maio de 2007. Assistimos a progressos importantes nos últimos quatro anos. E quero ver mais. Estou satisfeito por o grupo de trabalho estar de volta a Belfast para dar um novo impulso a este trabalho."

Ler o comunicado de imprensa

 

Presidente Durão Barroso recebeu o Prémio Steiger, Bochum, Alemanha

12/03/2011

José Manuel Barroso (c) EU O Presidente Durão Barroso recebeu o Prémio Steiger 2011 na categoria "Europa" pelos seus esforços para construir uma Europa forte, para desenvolver a comunidade internacional de estados e pela sua visão de uma Europa jovem, moderna e tolerante baseada na solidariedade. Entre as outras personalidades galardoadas com um prémio em 2011 estão o actor Klaus Maria Brandauer, as estrelas de rock Roger Daltrey e Mark Knopfler, Egon Bahr e Cherie Blair.

Discurso do Presidente Durão Barroso

Ver o vídeo

 

Reunião com o primeiro-ministro inglês, David Cameron

17/02/2011

José Manuel Barroso O Presidente Durão Barroso reuniu-se hoje com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, no número 10 de Downing Street. Os principais pontos debatidos foram o compromisso partilhado para impulsionar o crescimento e o emprego na Europa, as medidas da União para ultrapassar a crise económica, assim como as acções para aprofundar o mercado único. Concordaram sobre a necessidade da UE se centrar em acções concretas e ambiciosas para revitalizar o crescimento na UE, o mercado mais importante para as empresas do Reino Unido.

Ler mais

 

Visita do Provedor de Justiça Europeu

15/02/2011

José Manuel Barroso and Nikiforos Diamandouros O Colégio de Comissários reuniu-se hoje com o Provedor de Justiça Europeu, Nikiforos Diamandouros, para debater as suas próximas prioridades e as alterações ao seu trabalho resultantes do Tratado de Lisboa. Os europeus têm o direito à boa administração e o direito a comunicar ao Provedor de Justiça casos de alegada má administração nas instituições ou nos organismos da UE. Em 2010, o Provedor de Justiça encaminhou 232 novas queixas à Comissão, e esta respondeu a 363 queixas, o que corresponde a cerca de 30 por mês.

Sítio Web do Provedor de Justiça Europeu

Mais informações sobre as relações da Comissão com o Provedor de Justiça

Read more

 

Jantar com os líderes do Grupo de Visegrád, da Roménia e da Bulgária

04/02/2011

Viktor Orbán, Petr Nečas, Iveta Radičová, José Manuel Barroso, Traian Băsescu, Boyko Borissov, Donald Tusk O Presidente Durão Barroso reuniu-se com os líderes do Grupo de Visegrád, assim como da Roménia e da Bulgária, para debater a iniciativa Norte-Sul e a infra-estrutura energética estratégica da UE. O Presidente Durão Barroso afirmou: "A infra-estrutura energética é o suporte central do nosso mercado interno e crucial para a segurança e a prosperidade da Europa. A iniciativa Norte-Sul vai ligar as fontes de energia das regiões do Báltico, do Adriático e do Mar Negro. Iremos agora estabelecer uma lista concreta de projectos a debater."

President's remarks

 

Cimeira UE-Mercosur, Madrid

17/05/2010

José Manuel Barroso © EU No final da Cimeira do Mercosur, o Presidente Durão Barroso disse que a UE sente uma afinidade natural com o Mercosur, tendo acrescentado: "Estou extremamente satisfeito com a nossa decisão de retomarmos as negociações para um Acordo de Associação. Isto vai permitir a criação de uma das maiores Áreas de Comércio Livre do mundo (700 milhões de consumidores) e vai melhorar a nossa cooperação e coordenação política." Foram igualmente debatidos o processo da integração regional, a promoção e a protecção dos direitos humanos, as alterações climáticas e a biodiversidade.

Ver o vídeo

 

Reunião com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría

11/05/2010

Angel Gurría e José Manuel Barroso © EU O Presidente Durão Barroso e o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Angel Gurría, debateram a importante contribuição dos dados e análises da OCDE no apoio que proporcionam à UE e aos Estados-Membros para tomarem as decisões correctas sobre políticas e colocar a Europa no caminho do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Foram também abordadas as decisões cruciais da UE para garantir a estabilidade da zona euro. Angel Gurría descreveu as medidas da UE como "credíveis e com a dimensão certa".

 

Almoço informal com o vice-presidente dos EUA, Joe Biden

06/05/2010

Joe Biden, Herman Van Rompuy e José Manuel Barroso © Reporters No âmbito da visita a Bruxelas do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, o Presidente Durão Barroso e o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, reuniram-se num almoço informal.

 

Cerimónia de abertura da EXPO 2010 Xangai

30/04/2010

Logótipo da Expo Xangai © www.expo2010.cn O Presidente Barroso, juntamente com a Vice-presidente/Alta Representante Ashton, esteve presente, hoje, na cerimónia de abertura da EXPO 2010 Xangai. A UE está representada com o seu próprio pavilhão, mostrando que faz parte do novo futuro mundial simbolizado pela Expo. Para Barroso, esta é também uma oportunidade para unir as pessoas e criar laços mais fortes entre os cidadãos da União Europeia e da China. Barroso afirmou: "É uma oportunidade para celebrarmos as nossas relações."

 

Discurso do Presidente Barroso na Universidade de Tsinghua

30/04/2010

José Manuel Barroso © EU Durante o seu discurso, o Presidente Barroso destacou os 35 anos da forte parceria estratégica entre a UE e a China. Ao longo destes anos, ambos evoluíram e a China tornou-se num actor internacional importante. Devido à grande escala da economia da China e à sua importância geoestratégica, as acções deste país afectam o resto do mundo. "E o que a China não faz, também afectará o resto do mundo e, em última instância, a própria China," sublinhou Barroso, tendo acrescentado que a Europa está pronta para trabalhar em parceria com a China.

Ler o discurso completo do Presidente

 

Reunião semanal da Comissão

"A Comissão a favor de uma conferência intergovernamental sobre a composição do Parlamento Europeu"

27/04/2010

Parlamento Europeu em Estrasburgo © EU A Comissão Europeia adoptou um Parecer que recomenda a abertura de uma conferência intergovernamental para lidar com as medidas de transição relativas à composição do Parlamento Europeu, tal como proposto pelo governo espanhol. Este último apresentou uma proposta formal com o objectivo de permitir que mais 18 deputados europeus possam tomar posse até 1 de Dezembro de 2010. O Parecer da Comissão recomenda a abertura de uma conferência intergovernamental assim que possível, estritamente limitada ao debate da proposta espanhola.

Ler a notícia completa pdf - 6 KB [6 KB] English (en)

 

Pequeno-almoço de trabalho com Nicolas Sarkozy, Paris

26/04/2010

Nicolas Sarkozy e José Manuel Barroso © UE O Presidente Barroso reuniu-se com o Presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy. Durante uma análise geral das principais condições europeias e internacionais, Sarkozy e Barroso reconheceram a necessidade de uma intervenção rápida e resoluta contra a especulação de que a Grécia é alvo. Barroso sublinhou, igualmente, a importância do reforço da coordenação e do acompanhamento das políticas económicas dos Estados-Membros, assim como a intenção da Comissão em avançar com a governação económica e financeira mundial.

Ler o artigo completo pdf - 27 KB [27 KB] English (en)

 

Reunião com o conselho do EIT

26/04/2010

Logótipo do EIT © EIT O Presidente Barroso e o Comissário Vassiliou encontraram-se com Martin Schuurmans, Presidente do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, com membros do comité de direcção do EIT e com representantes das recentemente criadas “Comunidades de Conhecimento e Inovação” do EIT. Os debates focaram-se na importância da contribuição deste Instituto para a concretização dos objectivos da estratégia Europa 2020 da Comissão e no papel e futuro desenvolvimento do EIT na educação superior, na investigação e no cenário de inovação na UE.

 

Visita oficial ao Japão, 28 de Abril de 2010

26/04/2010

Flag of Japan O Presidente Barroso vai estar presente na 19a Cimeira UE-Japão, em Tóquio, juntamente com o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy. A reunião será presidida pelo Primeiro-Ministro japonês, Yukio Hatoyama, e pretende debater o futuro enquadramento para as relações bilaterais políticas e económicas. Será também uma excelente oportunidade para identificar áreas de cooperação concretas nas áreas das questões mundiais e regionais, da paz e da segurança, e da economia e do comércio.

 

Visita oficial do Presidente Barroso à China

"A UE e a China são actores importantes no mundo e é essencial trabalharmos juntos para solucionar os desafios comuns"

26/04/2010

Flag of China O Presidente Barroso vai liderar uma delegação de comissários numa visita à China para debater com os líderes chineses questões bilaterais, os desafios globais, como a crise económica e financeira, as alterações climáticas e a segurança internacional. Barroso: "Vamos aproveitar esta oportunidade para gerar um impulso positivo aos 35 anos das nossas relações e desenvolver uma agenda de grande alcance para os próximos 5 anos." Barroso vai também participar na cerimónia de abertura da Exposição Universal de Xangai 2010 e na inauguração do pavilhão da UE.

Ler mais

 

Reunião com o Grupo Director para o Chipre

14/04/2010

Flag of Cyprus © EU A 14 de Abril, o Presidente Barroso presidiu a reunião do Grupo Directivo para o Chipre. O Grupo debateu os resultados das conversações de paz a decorrer e analisou, em particular, os aspectos relacionados com a UE assim que a paz seja concretizada. A avaliação geral concluiu que foram feitos progressos importantes pelos líderes das duas comunidades, Demetris Christofias e Mehmet Ali Talat, no sentido de um acordo de paz abrangente sobre a questão cipriota.

Ler mais

 

Presidente Barroso assiste ao funeral de Estado na Polónia

14/04/2010

José Manuel Barroso a assinar o livro de condolências © EU Juntamente com o Comissário polaco Janusz Lewandowski, o Presidente Barroso vai assistir ao funeral de Estado do Presidente polaco, Lech Kaczynski, e da sua mulher, em Cracóvia, Polónia, no domingo, 18 de Abril. O Presidente Barroso assinou hoje o livro de condolência em memória de todas as vítimas que faleceram no trágico acidente de aviação, no sábado, 10 de Abril de 2010. Na reunião semanal do Colégio foi feito um minuto de silêncio em respeito pelas vítimas desta terrível tragédia.

Ver o vídeo

 

25 anos das Capitais Europeias da Cultura

"Sem cultura, a Europa seria incolor"

23/03/2010

Actividades culturais na Europa © EU O Presidente Durão Barroso acompanhado pela Comissária Androulla Vassiliou inaugurou, em Bruxelas, a conferência e a exposição dedicadas aos 25 anos das Capitais Europeias da Cultura. Durão Barroso referiu-se à iniciativa como uma verdadeira “história de sucesso” e encorajou as autoridades nacionais, regionais e locais a integragem a cultura nas estratégias de desenvolvimento locais de longo prazo. Acrescentou ainda que as Capitais da Cultura “mostram a via para desenvolver economias, cidades e comunidades criativas que são cruciais para o nosso futuro".

Ler o comunicado de imprensa sobre os 25 anos das Capitais Europeias da Cultura

Mais informações sobre as Capitais Europeias da Cultura

Visitar o sítio Web das Capitais Europeias da Cultura

Ler o discurso

 

Primeira reunião oficial entre Jerzy Buzek e a nova Comissão

17/03/2010

José Manuel Barroso e Jerzy Buzek © EU O Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, reuniu-se com o Presidente Durão Barroso e o Colégio de comissários para um almoço de trabalho. Num espírito de parceria e de cooperação interinstitucional, a visita de Jerzy Buzek permitiu abordar vários assuntos da actualidade, desde a estratégia "Europa 2020" até à renovação do acordo-quadro entre as duas instituições. A esta primeira reunião oficial realizada por iniciativa da Comissão, seguir se ão periodicamente outros encontros durante todo o mandato do actual Colégio.

 

Trevos para Durão Barroso na comemoração do Dia de São Patrício

"Parabéns Irlanda!"

17/03/2010

Máire Geoghegan-Quinn e José Manuel Barroso © EU Por ocasião da comemoração do Dia de São Patrício, o Presidente Durão Barroso recebeu um ramo de trevos de Máire Geoghegan-Quinn, Comissária irlandesa da investigação, inovação e ciência. O trevo de três folhas é um dos símbolos mais famosos da Irlanda. Durão Barroso agradeceu o presente, confiando a Máire Geoghegan-Quinn que o dia 17 de Março também era para ele uma data especial por ser o dia em que foi eleito primeiro-ministro de Portugal. "Parabéns Irlanda!”, exclamou Durão Barroso.

Ver o vídeo

 

Presidente Barroso em Budapeste

04/03/2010

Gordon Bajnai © EU O Presidente José Manuel Barroso visitou Budapeste para se reunir com o Primeiro-Ministro húngaro, Gordon Bajnai, num jantar de trabalho. Entre outras questões, os dois líderes debateram a nova estratégia Europa 2020, adoptada pela Comissão no mesmo dia, e que recebeu o forte apoio do Primeiro-Ministro húngaro. O Presidente José Manuel Barroso esteve também presente numa conferência do Partido Popular Europeu. No seu discurso, explicou como a estratégia Europa 2020 pode ajudar a apoiar e a renovar a economia social de mercado europeia, que foi ameaçada durante a crise económica e financeira. Durante a visita, também reiterou que Budapeste, que acolhe o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, está no centro dos esforços da UE para colocar a Europa no caminho do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

 

Presidente italiano, Giorgio Napolitano, reúne-se com o Presidente Barroso e o Colégio

03/03/2010

José Manuel Barroso e Giorgio Napolitano © EU O Presidente José Manuel Barroso recebeu hoje na Comissão o Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, elogiando-o como um “precioso interlocutor e um exemplo para todos nós pela sua dedicação à causa europeia, aos nossos valores comuns, ao diálogo e à democracia.” Giorgio Napolitano teve também a oportunidade de se encontrar com todo o Colégio. Os principais assuntos debatidos foram a nova estratégia Europa 2020, a implementação do Tratado de Lisboa, as relações externas, assim como a migração. Em relação à Europa 2020, José Manuel Barroso destacou a importância que tanto a Itália como a Comissão atribuem à indústria, à produção, às PMEs e ao mercado único, colocando a Europa no caminho do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

Ler o discurso

 

Reunião com Pascal Lamy

24/02/2010

José Manuel Barroso e Pascal Lamy © EU O Presidente José Manuel Barroso reuniu-se hoje com o director-geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy, para debater o estado do avanço do ciclo de Doha e os progressos verificados. Em particular, partilharam os seus pontos de vista sobre a estratégia política para relançar as negociações e sobre o papel do G20 neste relançamento. Entre outros temas abordados, estiveram as prioridades comerciais da nova Comissão e o impacto das novas disposições institucionais na política comercial.

 

Reunião com o Presidente da Mongólia

02/02/2010

Tsakhiagiin Elbegdorj © EU O Presidente José Manuel Barroso reuniu-se com o Presidente Tsakhiagiin Elbegdorj da Mongólia. Anunciou que a Comissão Europeia vai aumentar a sua assistência bilateral ao país asiático em 40%, para 5 milhões de euros por ano. Aproveitou também a oportunidade para congratular o Presidente Tsakhiagiin Elbegdorj pelo recente anúncio de uma moratória sobre a pena de morte: "Espero que esta moratória seja o primeiro passo para a abolição da pena de morte na Mongólia, que poderá encorajar outros países na região a seguir o exemplo." A transição da Mongólia para uma economia mais moderna esteve também na agenda da reunião.

Ver a conferência de imprensa English [10'34"]

 

Resultados da consulta pública sobre a Europa 2020 e avaliação da Estratégia de Lisboa

02/02/2010

Mãos a segurar um globo simbolizando crescimento e emprego © EU Como o Presidente José Manuel Barroso referiu: "A estratégia de Lisboa renovada conseguiu desenvolver um entendimento sobre como a reforma estrutural proporciona directamente crescimento e emprego. Mas a crise aniquilou muitos dos ganhos. Temos agora de usar a estratégia "Europa 2020" para criar novas fontes de crescimento." A Comissão publica hoje um sumário dos resultados da consulta pública sobre a Europa 2020 e uma avaliação da Estratégia de Lisboa.

Europa 2020 – consulta pública, primeira visão geral das respostas, versão preliminar 
            
          pdf - 48 KB [48 KB]

Avaliação da Estratégia de Lisboa, versão preliminar 
            
          pdf - 159 KB [159 KB]

 

Nomeação da comissária designada Kristalina Georgieva

21/01/2010

Kristalina Georgieva © Reporters O Presidente José Manuel Barroso reuniu-se com Kristalina Georgieva depois da sua nomeação pelo governo búlgaro. Deu o seu acordo para que se avançasse com o seu nome para comissária designada e acredita que possui a experiência profissional e as convicções europeias para ser uma excelente Comissária para a Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Resposta a Crises. Kristalina Georgieva possui uma vasta experiência internacional e um entendimento das questões para ter um papel relevante nestas novas funções. O nome de Kristalina Georgieva será agora confirmado pelo Conselho e a mesma irá debater as suas futuras responsabilidades numa audiência com o Parlamento Europeu a 3 de Fevereiro. O Presidente José Manuel Barroso espera que o Parlamento Europeu possa votar no colégio de comissários a 9 de Fevereiro, de acordo com o programa acordado hoje pelo Parlamento Europeu.

Currículo de Kristalina Georgieva pdf - 11 KB [11 KB] English (en)

 

Espanha, o país certo nesta altura

20/01/2010

Spanish flag © EU Durante a conferência de imprensa que se seguiu ao debate em sessão plenária, o Presidente José Manuel Barroso referiu que a presidência espanhola da UE “são muito boas notícias para a Europa" uma vez que a Espanha e o seu Primeiro-Ministro, José Luis Rodriguez Zapatero, estão muito comprometidos para com o projecto europeu. Também sublinhou que esta presidência "surge num momento muito importante para a Europa, quando temos de preparar a nova estratégia económica, a 'Estratégia 2020’", e insistiu na importância da adesão à mesma, propondo debates plenários com os deputados europeus e as partes interessadas na Europa, em particular os parceiros sociais.

Ver a conferência de imprensa com Zapatero da EBS english video [33'53"]

 

Demissão da comissária designada Rumiana Jeleva

18/01/2010

Bandeira da Bulgária © EU O Presidente José Manuel Barroso tomou conhecimento da saída de Rumiana Jeleva como comissária designada, e respeita totalmente esta decisão pessoal. O Primeiro-Ministro búlgaro, Boiko Borisov, informou entretanto José Manuel Barroso da sua intenção de sugerir Kristalina Georgieva, actualmente vice-presidente do Banco Mundial, como membro da Comissão Europeia. O Presidente José Manuel Barroso vai encontrar-se com a mesma assim que possível, com vista a chegar a um acordo sobre esta sugestão. O Presidente José Manuel Barroso acolheu com agrado a rápida reacção do governo búlgaro a esta situação. O processo da investidura da nova comissão deverá agora continuar e ser concluído o mais rapidamente possível.

 

O espírito de cooperação e transparência tem de prevalecer em Copenhaga

14/12/2009

Como país em vias de desenvolvimento que definiu objectivos ambiciosos para lutar contra as alterações climáticas, a Indonésia surge como uma ponte entre os países em vias de desenvolvimento e os países desenvolvidos, disse José Manuel Barroso durante uma conferência de imprensa conjunta, em Bruxelas, com Susilo Bambang Yudhoyono, Presidente da Indonésia. O espírito de cooperação e transparência tem de prevalecer em Copenhaga num momento em que as negociações estão a chegar a um momento decisivo. "Como é que vamos ficar na sexta-feira ou no sábado quando mais de 100 chefes de estado e de governo vierem de todas as partes do mundo e, no final, tudo o que vamos poder dizer ao Mundo é que 'não foi possível'? É impensável”, afirmou José Manuel Barroso. As questões bilaterais, como o comércio, o investimento e a educação também estiveram na agenda dos dois líderes.

 

Presidente Barroso acolhe com agrado a entrada em vigor do Tratado de Lisboa

01/12/2009

O Tratado de Lisboa entrou em vigor hoje – 1 de Dezembro de 2009. A ocasião será assinalada com uma cerimónia na cidade de Lisboa organizada em conjunto pelo governo português, a presidência sueca e a Comissão Europeia. A Comissão acredita que o novo tratado fornece novos benefícios importantes para os cidadãos e vai estabelecer o debate institucional para um futuro próximo. "Estou satisfeito por termos agora as instituições certas para agirmos e um período de estabilidade, para que possamos centrar toda a nossa energia na concretização daquilo que é importante para os nossos cidadãos", disse o Presidente José Manuel Barroso.

Ler o comunicado de imprensa

10 exemplos de benefícios para os cidadãos europeus english

Veja a cerimónia da entrada em vigor do Tratado de Lisboa video [3'51"]

Leia o discurso pdf - 27 KB [27 KB] Deutsch (de) English (en) español (es) français (fr)

 

Cimeira UE-China focou-se nos desafios globais, em particular nas alterações climáticas

30/11/2009

Durante a 12a Cimeira UE-China, o Presidente José Manuel Barroso sublinhou que precisamos de liderança política vinda de todos os lados se pretendemos obter um acordo em Copenhaga. Acolheu com agrado a tomada de posição da China que se compromete a reduzir as suas emissões com base em números concretos. "Concordamos que deve existir uma abordagem diferenciada e responsabilidades diferentes para os países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento. E podemos sempre negociar com os números... mas não podemos negociais com a ciência, com a ciência e com os factos", disse. A UE continua comprometida com um resultado legalmente vinculativo da Conferência de Copenhaga.

 

Le Président inaugure une étable laitière pour travailleurs handicapés en Alsace

25/11/2009

En marge de la session plénière de Strasbourg, le président Barroso a inauguré mardi l'étable laitière d'une exploitation agricole de Bischwiller dans le département français du Bas-Rhin. Cette exploitation emploie une quinzaine de personnes handicapées. Joseph Daul président du Parti Populaire européen au Parlement européen, ainsi que plusieurs élus locaux étaient présents à ses côtés.

Read the full list of nominations pdf - 12 KB [12 KB] English (en)

 

Lista oficial de comissários definida para a próxima Comissão

24/11/2009

O Presidente José Manuel Barroso recebeu as nomeações de todos os Estados-Membros e vai proceder à atribuição das pastas. "É minha tarefa atribuir as pastas certas às pessoas certas. Estou ansioso por apresentar uma equipa forte da Comissão ao Parlamento Europeu”, disse. Em Janeiro, serão realizadas audiências no Parlamento Europeu antes do Colégio de Comissários como um todo ser sujeito a um voto de aprovação pelo Parlamento Europeu.

 

Presidente Barroso acolhe com bastante agrado a meta mais rígida sobre as emissões de gases com efeito de estufa definida pela Rússia

19/11/2009

Discursando na conferência de imprensa que se seguiu à Cimeira UE-Rússia, o Presidente José Manuel Barroso afirmou que “A pouco mais de duas semanas do início da Conferência de Copenhaga, fizemos hoje progressos muito importantes e estou muito satisfeito com o sinal dado pelo Presidente Fredrik Medvedev sobre a sua meta proposta para a redução das emissões de 20% para 25%. Dei instruções aos meus colaboradores para trabalharem com os seus colegas russos em todos os pormenores, porque concordamos totalmente no nosso debate desta manhã que estas negociações são fundamentais e que temos de ter sucesso em Copenhaga. Tanto a UE como a Rússia têm responsabilidades na orientação sobre as alterações climáticas, e todas as partes devem fazer o possível para permanecerem dentro do objectivo dos dois graus. Podemos negociar entre nós os números, mas não podemos negociar com a física. A ciência deve ser a nossa luz orientadora. Estou confiante que ainda podemos concretizar um resultado importante em Copenhaga.”

Ver o vídeo english video [3'50"]

 

Ajudar as autoridades públicas a criar emprego investindo no futuro: a solução das parcerias público-privadas

19/11/2009

Com o objectivo de encorajar uma utilização mais frequente e mais eficaz das parcerias público-privadas (PPP), numa altura em que são necessárias soluções inovadoras de financiamento para diminuir o défice dos orçamentos nacionais, a Comissão adoptou uma comunicação sobre a exploração do potencial das parcerias público-privadas. "Se foram correctamente planificadas respeitando o interesse público a longo prazo, as PPP podem aumentar os investimentos nos cuidados de saúde, no ensino e nos sistemas de transporte sustentáveis de qualidade. Podem ajudar a combater as alterações climáticas e a melhorar a eficácia energética. Desejamos que as autoridades públicas utilizem mais e de forma mais eficaz as PPP”, explicou o Presidente José Manuel Barroso a este propósito.

Informações complementares sobre as parcerias público-privadas english

 

Melhorar a prevenção e a gestão em caso de uma crise energética entre a UE e a Rússia

16/11/2009

Tal como acordado entre o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e o Presidente da Federação Russa, Dimitri Medvedev, durante a última cimeira UE-Rússia, em Khabarovsk, a UE e a Rússia fortaleceram as actuais disposições ao abrigo do Diálogo Energético UE-Rússia, para prevenir e gerir potenciais crises energéticas, através de um Mecanismo de Alerta Precoce. O Comissário para a Energia, Andris Piebalgs, e o Ministro para a Energia russo, Sergei Shmatko, assinaram na segunda-feira, em Moscovo, um Memorando sobre um Mecanismo de Alerta Precoce que inclui uma definição clara das circunstâncias que accionam o mecanismo, em termos daquilo que constitui uma “interrupção importante do abastecimento”, seja devido a manutenção de infra-estruturas relevantes, acidentes ou disputas comerciais.

Mais informações pdf - 9 KB [9 KB] English (en)

 

Presidente Barroso convida todos s chefes de Estado e de governo a estarem presentes na conferência de Copenhaga

12/11/2009

O Presidente José Manuel Barroso anunciou hoje publicamente que participará, em nome da Comissão Europeia, na fase final da Conferência das Nações Unidas sobre o clima, que terá lugar a 17 e 18 de Dezembro de 2009, em Copenhaga. A Comissão estará igualmente representada pelo comissário responsável pelo ambiente, Stavros Dimas. Não querendo justificar mais uma vez a importância crucial desta conferência, o Presidente José Manuel Barroso explicou como a liderança tem um papel determinante nas negociações finais. Nesta perspectiva, disse: “Espero muito que todos os líderes possam participar.”

Visiter le site "agir pour le climat"

Ler o relatório anual sobre o progresso conseguido pela UE em termos de redução das emissões tal como definidas a nível do protocolo de Quioto

 

20o aniversário da mudança democrática na Europa Central e de Leste

11/11/2009

Dois dias depois das comemorações da queda do Muro de Berlim, o Presidente José Manuel Barroso participou numa cerimónia formal organizada pelo Parlamento Europeu em Bruxelas para celebrar o 20o aniversário da mudança democrática na Europa Central e de Leste. A cerimónia contou com a presença do antigo Presidente da República Checa e do Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek. Ambos foram protagonistas importantes durante o período da mudança democrática.

 

Mensagem de vídeo do Presidente José Manuel Barroso antes do 20o aniversário da queda do Muro de Berlim

09/11/2009

"Para mim, o abrir de buracos no Muro de Berlim, em Novembro de 1989, foi um reflexo da música de liberdade que estava habituado a ouvir alguns anos antes” disse o Presidente José Manuel Barroso, referindo-se à revolução no seu próprio país, Portugal. Em 1989 não foi somente o muro que se desmoronou, mas todo um mundo de ideologia e opressão. A Cortina de Ferro dividiu a Europa em duas partes – o seu desmantelamento em 1989 foi o início da sua união. Nos últimos cinco anos, como Presidente da Comissão, dediquei grande parte dos meus esforços ao sucesso deste alargamento. (...) Temos agora de trabalhar em conjunto para destruir os últimos resquícios do muro que ainda persistem na Europa. Vamos eliminá-los, tijolo a tijolo, tal como a longa cadeia de peças de dominó que vamos derrubar hoje à noite em Berlim.

Ver a mensagem de vídeo completa video [02'21"]

 

Festival de liberdade

09/11/2009

A convite da Chanceler alemã Angela Merkel, o Presidente José Manuel Barroso comemorou a queda do Muro de Berlim juntamente com o Presidente do Parlamento, chefes de Estado e de governo, assim como com centenas de milhares de cidadãos. À noite, fez tombar as peças de dominó que tinha pintado algumas semanas atrás com as crianças de uma escola belga como parte do projecto artístico do dominó, composto por mais de 1000 peças que reproduzem de forma simbólica o efeito dominó dos eventos de 1989.

Ver o vídeo video

 

Comemoração da queda do Muro de Berlim

06/11/2009

A 9 de Novembro de 1989, o Muro de Berlim caía. Vinte anos mais tarde, na próxima segunda-feira, a Europa reunificada comemora esta página da história. Em representação da Comissão, o Presidente José Manuel Barroso participará em Berlim no vasto programa das comemorações, nomeadamente na “Festa da Liberdade”, que verá o Muro de Berlim a desmoronar-se uma segunda vez, de forma simbólica.

 

Cidadãos europeus não devem ser sujeitos a mais interrupções no abastecimento de gás entre a Rússia e a Ucrânia

06/11/2009

O Presidente José Manuel Barroso falou, na quinta-feira, com o Presidente da Ucrânia, Victor Yushenko, onde debateram o trânsito do abastecimento de gás, a actual situação económica e o pedido ucraniano de apoio para lidar com o vírus H1N1. Sublinhou que é absolutamente essencial que não existam bloqueios dentro do sistema ucraniano em relação ao pagamento do abastecimento de gás com origem na Rússia.

Ler mais pdf - 6 KB [6 KB] English (en)

 

Presidente Barroso optimista sobre o progresso relativo ao comércio e às alterações climáticas na cimeira UE-Índia

05/11/2009

Na véspera da cimeira, que tem lugar este ano em Nova Deli, o Presidente José Manuel Barroso disse: “Na última década, a UE e a Índia tornaram-se em actores fundamentais no palco mundial. A parceria estratégica dinâmica que desenvolvemos ao longo dos anos é um sinal de compromisso forte e de entendimento mútuo para contribuirmos juntos para as soluções globais aos desafios globais, desde a paz, a segurança e o desenvolvimento à luta contra as alterações climáticas. Com o acordo alcançado sobre a posição para o financiamento ao clima, na última sexta-feira, em Bruxelas, a UE está a dizer que está pronta para ajudar se os países em vias de desenvolvimento e, em particular, as economias emergentes como a Índia, cumprirem o prometido.”

Mais informações deutsch english français

Relação UE-Índia

Delegação da Comissão Europeia em Nova Deli

Ver o vídeo video [13'55"]

 

É agora absolutamente claro que o Tratado de Lisboa vai entrar em vigor muito em breve

03/11/2009

O Presidente José Manuel Barroso acolheu com o agrado o passo crucial dado pelo Presidente Václav Klaus ao assinar o instrumento de ratificação do Tratado de Lisboa na República Checa. “É agora absolutamente claro que o Tratado de Lisboa vai entrar em vigor muito em breve”, comentou. “Neste momento, quero prestar homenagem a todos aqueles que trabalharam arduamente nos 27 Estados-Membros para que o Tratado de Lisboa fosse uma realidade. O caminho está agora aberto para iniciar as consultas para a nomeação do Presidente do Conselho Europeu e do Vice-presidente da Comissão/Alto-representante. Por outro lado, isto vai permitir que inicie o processo de nomeação da nova Comissão.”

 

O tema da pobreza: no topo das prioridades da União Europeia

29/10/2009

Pedinte na rua com um copo de plástico © EC “Cada progresso para fazer recuar o flagelo da pobreza é um sucesso para os nossos valores comuns” disse o Presidente José Manuel Barroso numa mensagem de vídeo difundida durante a conferência “A pobreza, entre percepções e realidades: o desafio da comunicação”. Este evento foi organizado em Bruxelas para assinalar a abertura do Ano Europeu 2010 consagrado à luta contra a pobreza e a exclusão social. Ocupado com os trabalhos de preparação do Conselho Europeu, o Presidente quis, contudo, intervir a este respeito para mostrar o quanto esta questão o preocupa. Actualmente, cerca de 80 milhões de pessoas na Europa estão em situação de pobreza, das quais 19 milhões são crianças.

Ver a mensagem de vídeo do Presidente video [03'40"]

Visitar o website do Ano Europeu 2010 consagrado à luta contra a pobreza e a exclusão social

9 em cada 10 europeus querem acção urgente contra a pobreza

Ler os resultados do último Eurobarómetro sobre a pobreza english français

Ler o comunicado de imprensa sobre o debate relativo ao papel central da comunicação social na luta contra a pobreza

Para obter mais informações sobre a resposta da UE às consequências sociais da crise

 

Combater as alterações climáticas: a Europa não pode ser o único motor das negociações

29/10/2009

Fredrik Reinfeldt e José Manuel Barroso © EC Durante a conferência de imprensa da Cimeira Social Tripartida, que se focou na implementação das medidas de estímulo europeias, o Presidente José Manuel Barroso levantou a questão do progresso nas negociações que conduzirão a Copenhaga, assim como a necessidade de se obter um acordo internamente sobre financiamento durante o Conselho. “Todos estão comprometidos, desde os sindicatos à comunidade empresarial, em ver os benefícios do desenvolvimento de uma economia mais verde. Ao mesmo tempo, todos consideram que os outros têm de fazer os mesmos esforços que a Europa".

Ver os extractos da conferência de imprensa video [02'47"]

Resultado da Cimeira français

 

"O último obstáculo político à ratificação do Tratado de Lisboa foi eliminado"

29/10/2009

Justus Lipsius – edifício do Conselho © EC Era nisto que o Presidente José Manuel Barroso acreditava na quinta-feira à noite durante a conferência de imprensa que encerrou o primeiro dia do Conselho Europeu. Os chefes de Estado e de governo europeus aceitaram conceder à República Checa a derrogação que exigia para ratificar o Tratado de Lisboa, eliminado "o último obstáculo político" à sua entrada em vigor e pondo termo a um processo que o Presidente comparou a uma maratona recheada de várias barreiras. O Primeiro-Ministro checo, Jan Fischer, confirmou que “se o tribunal constitucional – que tem ainda de se pronunciar na terça-feira, 3 de Novembro, sobre um recurso entreposto pelos deputados – decretar que o Tratado de Lisboa está de acordo com a constituição checa, não existem mais obstáculos para se concretizar rapidamente a sua ratificação".

Ver o vídeo video[05'32"]

 

Presidente José Manuel Barroso nomeia novo chefe de gabinete, chefe de gabinete adjunto e porta-voz da Comissão

28/10/2009

Johannes Laitenberger © EC O Presidente da Comissão, José Manuel Barroso, nomeou Johannes Laitenberger, actualmente director do Serviço de Porta-voz da Comissão e porta-voz da Comissão, como novo chefe do seu gabinete, a partir de 1 de Novembro de 2009. Johannes Laitenberger sucede a João Vale de Almeida, que foi nomeado no início deste ano como director-geral da Comissão para as relações externas e que assumirá funções a 1 de Novembro de 2009. João Vale de Almeida vai continuar a assistir pessoalmente o Presidente na capacidade de G8/G20 sherpa. Fernando Frutuoso de Melo, actualmente director do Secretariado-geral da Comissão, assumirá as funções de chefe de gabinete adjunto, também a 1 de Novembro de 2009. Sucede a Jean-Claude Thébault, que foi hoje nomeado como secretário-geral adjunto da Comissão, assumindo funções igualmente no dia 1 de Novembro de 2009. Pia Ahrenkilde Hansen, actualmente porta-voz adjunta da Comissão, assumirá a 1 de Novembro o cargo de porta-voz da Comissão, sucedendo a Johannes Laitenberger.

Mais informações English

 

Protecção dos direitos fundamentais em destaque na agenda da Comissão

19/10/2009

Desenho do edifício do Conselho da Europa com pontos de interrogação © Council of Europe O Presidente José Manuel Barroso teve um almoço de trabalho com o novo secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland, pela ocasião da sua primeira visita ao estrangeiro. Ex-presidente do Storting – o parlamento norueguês - Thorbjorn Jagland iniciou funções a 1 de Outubro de 2009. Tal como fez na cerimónia do 60o aniversário do Conselho da Europa, há três semanas atrás, o Presidente José Manuel Barroso acolheu com agrado a colaboração estreita com o Conselho da Europa. Aproveitou também esta reunião para anunciar a Thorbjorn Jagland que pretende criar uma nova pasta na próxima Comissão para os “direitos humanos” que abranja as áreas da justiça, direitos fundamentais e liberdades civis com o objectivo de dar uma maior ênfase a estas três áreas de política.

 

Reunião com o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe

19/10/2009

Joaquim Rafael Branco e José Manuel Barroso © EC O Presidente José Manuel Barroso reuniu-se em Bruxelas com Joaquim Rafael Branco, Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe. A visita foi uma oportunidade para trocarem opiniões sobre as perspectivas do país e a cooperação bilateral entre a União Europeia e São Tomé e Príncipe. O Presidente José Manuel Barroso fez uma avaliação positiva dos recentes desenvolvimentos. Esta foi a primeira reunião formal com o Primeiro-Ministro Joaquim Branco que assumiu este cargo em Junho de 2008 depois de um período de instabilidade governamental.

 

Viena passa a ter uma casa europeia

16/10/2009

Bandeira austríaca © EC Na presença de Heinz Fischer, o Presidente da República Federal da Áustria, o Presidente José Manuel Barroso, acompanhado de Jerzy Buzek, Presidente do Parlamento Europeu, inaugurou, no coração de Viena, o novo edifício da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. Durante este evento, o Presidente José Manuel Barroso prometeu que o diálogo com os cidadãos e os vários actores da sociedade civil, que é um ponto forte da actual Comissão, será revestido de uma importância essencial na próxima Comissão. "A CE vai redobrar os esforços para intervir de forma eficaz na comunicação no terreno, nos Estados-Membros e nas regiões, em parceria com o Parlamento Europeu, de forma a escutar os cidadãos e a responder directamente às suas perguntas e preocupações." Lembrou ainda que o défice de conhecimento na UE só pode ser combatido com uma verdadeira parceria entre todos os actores aos níveis nacional, regional e local.

Ler o comunicado de imprensa Deutsch English français

 

Reunião com o primeiro-ministro checo

13/10/2009

Jan Fischer e José Manuel Barroso © EC Durante uma reunião no Berlaymont, o Primeiro-Ministro checo, Jan Fischer, informou em pormenor o Presidente José Manuel Barroso sobre os recentes progressos relativos ao processo de ratificação. "Esperamos que não sejam levantados agora obstáculos artificiais, uma vez que a aprovação democrática do Tratado pelo parlamento checo já foi realizada”, comentou o Presidente José Manuel Barroso durante a conferência de imprensa. "Não é do interesse de ninguém, e muito menos dos interesses da República Checa, atrasar ainda mais esta questão."

Ler a declaração english

 

Apoiar o processo de resolução do Chipre

09/10/2009

Leopold Maurer © EC O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, decidiu nomear Leopold Maurer como seu representante pessoal para a Missão de Bons Ofícios das Nações Unidas no Chipre. Esta nomeação segue-se a um pedido das Nações Unidas e é mais uma demonstração de que o Presidente José Manuel Barroso e a Comissão Europeia estão empenhados em apoiar o processo de resolução do Chipre. Leopold Maurer vai assessorar a Missão de Bons Ofícios da ONU em assuntos relacionados com a UE.

 

Cerimónia de assinatura para o Tratado de Lisboa na Polónia

09/10/2009

Vista de Varsóvia © EC A convite do Presidente da Polónia, Lech Kaczynski, o Presidente José Manuel Barroso estará presente na cerimónia de assinatura do instrumento de ratificação da Polónia para o Tratado de Lisboa. A cerimónia terá lugar no sábado, 10 de Outubro, às 12:00 em Varsóvia.

 

Consolidação das relações UE-China

08/10/2009

Xi Jinping e José Manuel Barroso © EC O Presidente José Manuel Barroso recebeu no Berlaymont o Vice-presidente da China, Xi Jinping, na sua primeira visita a Bruxelas. O Presidente abordou os assuntos da próxima cimeira, que deverá realizar-se em finais de Novembro na China, e as prioridades da UE sobre a agenda global onde a UE e a China partilham responsabilidades. Ambos os lados expressaram o seu compromisso para com o sucesso de Copenhaga no final do ano, e o Presidente José Manuel Barroso mais uma vez reconheceu os esforços anunciados por Hu Jintao em Nova Iorque para este fim. Mais tarde, estiveram presentes na abertura do festival de artes Europália. No seu 40o aniversário, Bruxelas e as regiões vizinhas vão comemorar a diversidade da cultura chinesa com a realização de eventos impressionantes a decorrer nos próximos quatro meses.

Ver o website das relações UE-China

 

Cimeira UE-Brasil foca-se nas alterações climáticas e na crise económica

06/10/2009

Luiz Inácio Lula da Silva, Fredrik Reinfeldt e José Manuel Barroso © EC O Presidente José Manuel Barroso esteve presente na 3a cimeira UE-Brasil, em Estocolmo, juntamente com o Primeiro-Ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, e os comissários Ferrero-Waldner e Catherine Ashton. Durante este evento tiveram lugar debates com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil. Os líderes da cimeira abordaram desafios mundiais importantes, como as alterações climáticas e a situação económica mundial, e vão examinar o progresso da implementação do plano de acção conjunta da UE-Brasil, que foi adoptado em Dezembro de 2008. A UE é o maior parceiro comercial do Brasil, totalizando 25% das suas exportações e 22% das suas importações. É também o principal investidor no Brasil e o primeiro destino do investimento directo estrangeiro brasileiro.

Mais informações

 

O Sr. Maroš Šefčovič, novo membro do Colégio, será responsável pela educação, formação, cultura e juventude

01/10/2009

Maroš Šefčovič e José Manuel Barroso © EC No seguimento da demissão do Sr. Ján Figel', eleito presidente do Movimento Cristão-Democrata na Eslováquia, o Sr. Maroš Šefčovič foi nomeado pelo Governo eslovaco para ser membro da Comissão, em acordo com o Presidente José Manuel Barroso. Estas decisões produzem efeitos hoje. O Presidente José Manuel Barroso confiou ao Sr. Maroš Šefčoviča a pasta da educação, formação, cultura e juventude.

Os antecedentes do Sr. Šefčovič pdf - 18 KB [18 KB] English (en)

O procedimento de nomeação pdf - 18 KB [18 KB] English (en)

 

A Europa fica cada vez mais próxima dos seus cidadãos

28/09/2009

No dia 9 de Maio de 2006 no Parlamento Europeu, durante a primeira reunião interparlamentar sobre o futuro da União Europeia, o Presidente José Manuel Barroso sugeria o início de um diálogo político aprofundado com os parlamentos nacionais, dando-lhes a possibilidade de formular comentários, críticas e reacções positivas acerca das propostas da Comissão. Passado três anos, esta medida surtiu efeitos dado que a Comissão recebeu 525 pareceres dos parlamentos nacionais. “Orgulho-me pelo caminho que percorremos”, declarou o Presidente José Manuel Barroso. “O diálogo político contribui quer para sensibilizar os parlamentos nacionais para os assuntos europeus, quer para dar à Comissão uma visão mais clara dos panoramas políticos nacionais. A Europa fica assim cada vez mais próxima dos seus cidadãos”.

Para mais informações, visite Deutsch English Français

Pareceres dos parlamentos nacionais e respostas da Comissão

 

Entrega do Prémio Europeu de Literatura

28/09/2009

Logo do prémio europeu de literatura © CE Na segunda-feira à noite, o Presidente José Manuel Barroso participou na cerimónia de entrega do Prémio Europeu de Literatura que se realizou no Centro Artístico Flagey, em Bruxelas, na presença do Henning Mankell, embaixador do prémio, e de personalidades do mundo da cultura, literatura e política. O Prémio Europeu de Literatura tem como objectivo evidenciar a riqueza e a diversidade da criação literária contemporânea, favorecer a circulação da literatura na Europa e suscitar um interesse acrescido para as obras literárias provenientes de outros países.

Web site dedicado à cultura Deutsch English français

 

O enorme potencial do G20 precisa de ser colocado em prática

24/09/2009

Fredrik Reinfeldt e José Manuel Barroso © CE Durante a conferência de imprensa conjunta com o Primeiro-Ministro Fredrik Reinfeldt antes da Cimeira do G20, o Presidente José Manuel Barroso apelou para regras globais baseadas em valores universais e que reflectissem a realidade da interdependência económica. Acreditando que o contributo do G20 é decisivo para lutar contra esta crise através de uma boa coordenação, relembrou que a UE apoiou o processo desde o início. Sublinhou também a importância que a Europa dá ao princípio de uma Carta para uma Actividade Económica Sustentável – “é uma forma de fornecer uma base económica e ética para a governação mundial” – e explicou por que motivo é importante tomar medidas específicas para controlar prémios exorbitantes “por princípios éticos e também para dar legitimidade aos nossos sistemas financeiros e à forma como são vistos pelos nossos cidadãos”. Contudo, o Presidente José Manuel Barroso avisou que “o G20 não é apenas um lugar de conversação. Precisamos de colocar em prática aquilo que acordámos”.

Leia o discurso English

 

A Europa tem muito para oferecer para influenciar a globalização

24/09/2009

Logo of the G20 summit in Pittsburgh @ WhiteHouse.gov “A crise que enfrentamos não é apenas uma crise económica. É também uma crise dos valores das nossas sociedades.” Esta afirmação é feita pelo Presidente José Manuel Barroso numa introdução a um artigo publicado em muitos jornais de todo o mundo antes da cimeira do G20. Considera também que o G20 permitirá influenciar a globalização ou “possibilitará desenvolver um modelo sustentável que venha substituir aquele que foi destruído pela ruptura dos mercados financeiros”. Neste contexto, acredita que a Europa tem muito para oferecer dado que estamos a desenvolver esta nova arquitectura global. “Fomos um laboratório para a cooperação supranacional transfronteiriça durante 60 anos. O modelo europeu da sociedade esforça-se por ultrapassar a dicotomia destrutiva dos mercados desregulados ou do poder excessivo dos Estados”.

Leia o artigo completo pdf - 14 KB [14 KB] English (en)

 

Medidas europeias para reforçar a supervisão financeira

23/09/2009

Bolsa de Paris – sala de supervisão dos mercados © Reporters Nas vésperas da reunião do G20 nos Estados unidos, a CE presidida por José Manuel Barroso adoptou propostas legislativas que visam aumentar a estabilidade financeira em toda a UE, garantir que as mesmas regras técnicas de base são aplicadas em todos os países, diminuir assim que possível os riscos que ameaçam o sistema, e permitir uma acção colectiva bastante mais eficaz nas situações de emergência e para a regulamentação de diferendos entre autoridades de fiscalização. "Os mercados financeiros não são somente nacionais, mas também europeus e mundiais. A sua supervisão também o deve ser. O novo sistema que propomos hoje, que merece um grande apoio político dos Estados-Membros no seguimento do relatório Larosière, pretende proteger os contribuintes europeus de uma repetição dos dias sombrios do Outono de 2008, onde os governos foram obrigados a injectar vários mil milhões de euros nos bancos” lembrou o Presidente por esta ocasião.

Ler o comunicado de imprensa

Perguntas e respostas sobre o Comité Europeu do Risco Sistémico/a parte macrosupervisão do pacote Deutsch English Français

Perguntas e respostas sobre o sistema europeu dos supervisores financeiros english

 

Novo mandato de cinco anos para o Presidente José Manuel Barroso

16/09/2009

José Manuel Barroso © European Parliament O Parlamento Europeu reelegeu com uma grande maioria José Manuel Barroso como Presidente da Comissão Europeia para um novo mandato de cinco anos. Emocionado, o Presidente José Manuel agradeceu “muito sinceramente” aos deputados pela confiança que depositaram em si. Agradeceu igualmente aos membros do Partido Popular Europeu por terem sido os primeiros a apoiar o seu programa, assim como a Portugal, o seu país de origem, que apoiou a sua candidatura para o cargo de Presidente da CE. Interpretando este voto como “uma aceitação do ambicioso programa para uma Europa da liberdade e da solidariedade” que apresentou nestes últimos dias, renovou a sua “determinação” para trabalhar de forma estreita com os deputados europeus “para construir uma democracia parlamentar ainda mais forte”.