Percurso de navegação

Media

Reunião de alto nível sobre as pessoas com deficiência

06/12/2011

Representatives from the European Disability Forum (EDF) © EU O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, participou, juntamente com o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, e a Vice-Presidente da Comissão Europeia, Viviane Reding, no primeiro Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência. O fórum debateu problemas enfrentados por cerca de 80 milhões de europeus portadores de deficiência. O Presidente Durão Barroso disse: "A União Europeia deve estar atenta à situação das pessoas com deficiência." Explicou que a Estratégia Europeia para a Deficiência estabelece uma agenda ambiciosa para os próximos 10 anos. "A UE continua empenhada em autonomizar as pessoas com deficiência, de modo a que estas possam gozar plenamente dos seus direitos e beneficiar integralmente da participação na sociedade e na economia," acrescentou o Presidente.

Mais informações

 

Nomeação da Conselheira Científica Principal

05/12/2011

© EU O Presidente Durão Barroso nomeou hoje a primeira Conselheira Científica Principal da Comissão, a professora Anne Glover, afirmando: "Creio que a sua experiência e as suas qualidades excepcionais darão uma contribuição inestimável à Comissão. A sua acção notável à frente do Comité Consultivo Científico Escocês fazem dela a candidata ideal para este cargo." A Conselheira Científica Principal aconselhará directamente o Presidente, informando-o regularmente sobre as grandes evoluções científicas e tecnológicas.

Ler o comunicado de imprensa

 

Mensagem de vídeo para a Organização para a Alimentação e a Agricultura

02/12/2011

© EU "A Comissão Europeia tem estado sempre na linha da frente do combate à fome e à má nutrição," sublinhou o Presidente Durão Barroso numa mensagem de vídeo para a 143.a Sessão do Conselho da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Sublinhou que só a Comissão Europeia atribui cerca de 800 milhões de euros por ano para a agricultura, a segurança alimentar, o planeamento territorial e o desenvolvimento rural, que são sectores centrais do trabalho da Comissão em mais de 40 países em todo o mundo. O Presidente Durão Barroso afirmou: "No nosso mundo do século XXI, é simplesmente inaceitável que seres humanos continuem a ser vítimas da fome. A comunidade internacional deve redobrar os seus esforços para garantir que as necessidades humanas mais básicas, como o acesso à alimentação, não seja um luxo, mas uma realidade para todos nós."

Ler a transcrição pdf - 11 KB [11 KB] English (en)

Transferir o vídeo

FAO website

 

Mensagem sobre a alteração do Tratado

30/11/2011

© EU O Presidente Durão Barroso reiterou hoje a sua posição sobre a questão da alteração do Tratado. Sublinhou que "poderão ser necessárias alterações ao Tratado para reforçar a governação da zona euro e apoiamos a ideia desde que seja para reforçar a União Europeia e não para dividir a União Europeia". O Presidente disse: "Com algumas condições, acreditamos que as alterações ao Tratado podem contribuir para mostrar algo muito importante – que o euro é irreversível e que todos os Estados-Membros da União Europeia e da zona euro continuam unidos e apoiam a sua moeda única."

 

Mensagem sobre a necessidade de crescimento e melhores medidas

30/11/2011

© EU O Presidente Durão Barroso comentou a necessidade de crescimento e de melhores medidas para complementar os esforços de consolidação fiscal. Lembrou que a Comissão propôs ontem apoio adicional às pequenas empresas usando fundos estruturais. "É uma inovação total, porque devido à falta de financiamento para as pequenas empresas observada em muitos países na Europa, adoptámos legislação que nos permite usar fundos estruturais para financiar as pequenas e médias empresas. Até 5 mil milhões de euros podem ser usados para atrair fundos privados adicionais seis vezes superiores a esse valor." Este apoio adicional para as pequenas empresas usando fundos estruturais é muito importante e mostra que estamos comprometidos com o crescimento. O Presidente também sublinhou que a Comissão vai propor na próxima semana legislação para disponibilizar mais fundos transfronteiriços a 23 milhões de PMEs da Europa. "Isto vai eliminar barreiras que limitam o fornecimento de capital de risco," explicou. Em conclusão, fez um apelo aos Estados-Membros para "acelerarem as suas decisões sobre estas questões tão importantes porque o crescimento é também importante para ultrapassar as actuais dificuldades na zona euro e na União Europeia".

Apoio adicional às pequenas empresas através de fundos estruturais

 

Reunião com o líder da comunidade cipriota turca

22/11/2011

© EU Le président Barroso a rencontré aujourd'hui le chef de la communauté chypriote turque, Derviş Eroğlu. Le président Barroso s'est félicité des résultats de la réunion tripartite avec le secrétaire général des Nations Unies qui s'est tenue à New York les 30 et 31 octobre et dans le cadre de laquelle quelques progrès encourageants ont été réalisés. Il a souligné que "ce qui compte à présent, c'est de parvenir à un accord sur tous les aspects internes de la colonie avant la prochaine réunion tripartite en janvier 2012." Le président a également souligné que les Chypriotes turcs tireront de grands bénéfices de la réunification.

Statement on Cyprus (28.10.11)

 

Reunião com o ministro-presidente de Hessen, Alemanha

22/11/2011

© EU O Presidente Durão Barroso recebeu o ministro-presidente de Hessen, Alemanha, Volker Bouffier. A reunião centrou-se na actual crise da dívida soberana e na necessidade de medidas determinadas e contínuas para a ultrapassar, incluindo através de mais integração e maior disciplina. Entre os outros assuntos debatidos estiveram os serviços de assistência em escala nos aeroportos e a inclusão da aviação no Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE. O ministro-presidente Bouffier também ofereceu um convite para a feira de arte dOCUMENTA, prestigiada a nível mundial, que terá lugar em Kassel (Hessen), em 2012.

 

Grupo de trabalho de Durão Barroso para a Irlanda do Norte em Belfast

31/03/2011

Martin McGuinness, José Manuel Durão Barroso e Ian Paisley © EU Os membros do grupo de trabalho da CE para a Irlanda do Norte estão de visita a Belfast para debater com os ministérios da Irlanda do Norte as suas prioridades para o futuro. O Presidente Durão Barroso disse: "Fui o primeiro líder internacional a reunir-se com Ian Paisley e Martin McGuinness depois do acordo sobre o restabelecimento das instituições políticas, em Maio de 2007. Assistimos a progressos importantes nos últimos quatro anos. E quero ver mais. Estou satisfeito por o grupo de trabalho estar de volta a Belfast para dar um novo impulso a este trabalho."

Ler o comunicado de imprensa

 

Presidente Durão Barroso recebeu o Prémio Steiger, Bochum, Alemanha

12/03/2011

José Manuel Barroso (c) EU O Presidente Durão Barroso recebeu o Prémio Steiger 2011 na categoria "Europa" pelos seus esforços para construir uma Europa forte, para desenvolver a comunidade internacional de estados e pela sua visão de uma Europa jovem, moderna e tolerante baseada na solidariedade. Entre as outras personalidades galardoadas com um prémio em 2011 estão o actor Klaus Maria Brandauer, as estrelas de rock Roger Daltrey e Mark Knopfler, Egon Bahr e Cherie Blair.

Discurso do Presidente Durão Barroso

Ver o vídeo

 

Reunião com o primeiro-ministro inglês, David Cameron

17/02/2011

José Manuel Barroso O Presidente Durão Barroso reuniu-se hoje com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, no número 10 de Downing Street. Os principais pontos debatidos foram o compromisso partilhado para impulsionar o crescimento e o emprego na Europa, as medidas da União para ultrapassar a crise económica, assim como as acções para aprofundar o mercado único. Concordaram sobre a necessidade da UE se centrar em acções concretas e ambiciosas para revitalizar o crescimento na UE, o mercado mais importante para as empresas do Reino Unido.

Ler mais

 

Visita do Provedor de Justiça Europeu

15/02/2011

José Manuel Barroso and Nikiforos Diamandouros O Colégio de Comissários reuniu-se hoje com o Provedor de Justiça Europeu, Nikiforos Diamandouros, para debater as suas próximas prioridades e as alterações ao seu trabalho resultantes do Tratado de Lisboa. Os europeus têm o direito à boa administração e o direito a comunicar ao Provedor de Justiça casos de alegada má administração nas instituições ou nos organismos da UE. Em 2010, o Provedor de Justiça encaminhou 232 novas queixas à Comissão, e esta respondeu a 363 queixas, o que corresponde a cerca de 30 por mês.

Sítio Web do Provedor de Justiça Europeu

Mais informações sobre as relações da Comissão com o Provedor de Justiça

Read more

 

Jantar com os líderes do Grupo de Visegrád, da Roménia e da Bulgária

04/02/2011

Viktor Orbán, Petr Nečas, Iveta Radičová, José Manuel Barroso, Traian Băsescu, Boyko Borissov, Donald Tusk O Presidente Durão Barroso reuniu-se com os líderes do Grupo de Visegrád, assim como da Roménia e da Bulgária, para debater a iniciativa Norte-Sul e a infra-estrutura energética estratégica da UE. O Presidente Durão Barroso afirmou: "A infra-estrutura energética é o suporte central do nosso mercado interno e crucial para a segurança e a prosperidade da Europa. A iniciativa Norte-Sul vai ligar as fontes de energia das regiões do Báltico, do Adriático e do Mar Negro. Iremos agora estabelecer uma lista concreta de projectos a debater."

President's remarks