Percurso de navegação

Media

Reunião de alto nível sobre as pessoas com deficiência

06/12/2011

Representatives from the European Disability Forum (EDF) © EU O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, participou, juntamente com o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, e a Vice-Presidente da Comissão Europeia, Viviane Reding, no primeiro Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência. O fórum debateu problemas enfrentados por cerca de 80 milhões de europeus portadores de deficiência. O Presidente Durão Barroso disse: "A União Europeia deve estar atenta à situação das pessoas com deficiência." Explicou que a Estratégia Europeia para a Deficiência estabelece uma agenda ambiciosa para os próximos 10 anos. "A UE continua empenhada em autonomizar as pessoas com deficiência, de modo a que estas possam gozar plenamente dos seus direitos e beneficiar integralmente da participação na sociedade e na economia," acrescentou o Presidente.

Mais informações

 

Nomeação da Conselheira Científica Principal

05/12/2011

© EU O Presidente Durão Barroso nomeou hoje a primeira Conselheira Científica Principal da Comissão, a professora Anne Glover, afirmando: "Creio que a sua experiência e as suas qualidades excepcionais darão uma contribuição inestimável à Comissão. A sua acção notável à frente do Comité Consultivo Científico Escocês fazem dela a candidata ideal para este cargo." A Conselheira Científica Principal aconselhará directamente o Presidente, informando-o regularmente sobre as grandes evoluções científicas e tecnológicas.

Ler o comunicado de imprensa

 

Mensagem de vídeo para a Organização para a Alimentação e a Agricultura

02/12/2011

© EU "A Comissão Europeia tem estado sempre na linha da frente do combate à fome e à má nutrição," sublinhou o Presidente Durão Barroso numa mensagem de vídeo para a 143.a Sessão do Conselho da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Sublinhou que só a Comissão Europeia atribui cerca de 800 milhões de euros por ano para a agricultura, a segurança alimentar, o planeamento territorial e o desenvolvimento rural, que são sectores centrais do trabalho da Comissão em mais de 40 países em todo o mundo. O Presidente Durão Barroso afirmou: "No nosso mundo do século XXI, é simplesmente inaceitável que seres humanos continuem a ser vítimas da fome. A comunidade internacional deve redobrar os seus esforços para garantir que as necessidades humanas mais básicas, como o acesso à alimentação, não seja um luxo, mas uma realidade para todos nós."

Ler a transcrição pdf - 11 KB [11 KB] English (en)

Transferir o vídeo

FAO website