Percurso de navegação

Media

Mensagem sobre a alteração do Tratado

30/11/2011

© EU O Presidente Durão Barroso reiterou hoje a sua posição sobre a questão da alteração do Tratado. Sublinhou que "poderão ser necessárias alterações ao Tratado para reforçar a governação da zona euro e apoiamos a ideia desde que seja para reforçar a União Europeia e não para dividir a União Europeia". O Presidente disse: "Com algumas condições, acreditamos que as alterações ao Tratado podem contribuir para mostrar algo muito importante – que o euro é irreversível e que todos os Estados-Membros da União Europeia e da zona euro continuam unidos e apoiam a sua moeda única."

 

Mensagem sobre a necessidade de crescimento e melhores medidas

30/11/2011

© EU O Presidente Durão Barroso comentou a necessidade de crescimento e de melhores medidas para complementar os esforços de consolidação fiscal. Lembrou que a Comissão propôs ontem apoio adicional às pequenas empresas usando fundos estruturais. "É uma inovação total, porque devido à falta de financiamento para as pequenas empresas observada em muitos países na Europa, adoptámos legislação que nos permite usar fundos estruturais para financiar as pequenas e médias empresas. Até 5 mil milhões de euros podem ser usados para atrair fundos privados adicionais seis vezes superiores a esse valor." Este apoio adicional para as pequenas empresas usando fundos estruturais é muito importante e mostra que estamos comprometidos com o crescimento. O Presidente também sublinhou que a Comissão vai propor na próxima semana legislação para disponibilizar mais fundos transfronteiriços a 23 milhões de PMEs da Europa. "Isto vai eliminar barreiras que limitam o fornecimento de capital de risco," explicou. Em conclusão, fez um apelo aos Estados-Membros para "acelerarem as suas decisões sobre estas questões tão importantes porque o crescimento é também importante para ultrapassar as actuais dificuldades na zona euro e na União Europeia".

Apoio adicional às pequenas empresas através de fundos estruturais

 

Reunião com o líder da comunidade cipriota turca

22/11/2011

© EU Le président Barroso a rencontré aujourd'hui le chef de la communauté chypriote turque, Derviş Eroğlu. Le président Barroso s'est félicité des résultats de la réunion tripartite avec le secrétaire général des Nations Unies qui s'est tenue à New York les 30 et 31 octobre et dans le cadre de laquelle quelques progrès encourageants ont été réalisés. Il a souligné que "ce qui compte à présent, c'est de parvenir à un accord sur tous les aspects internes de la colonie avant la prochaine réunion tripartite en janvier 2012." Le président a également souligné que les Chypriotes turcs tireront de grands bénéfices de la réunification.

Statement on Cyprus (28.10.11)

 

Reunião com o ministro-presidente de Hessen, Alemanha

22/11/2011

© EU O Presidente Durão Barroso recebeu o ministro-presidente de Hessen, Alemanha, Volker Bouffier. A reunião centrou-se na actual crise da dívida soberana e na necessidade de medidas determinadas e contínuas para a ultrapassar, incluindo através de mais integração e maior disciplina. Entre os outros assuntos debatidos estiveram os serviços de assistência em escala nos aeroportos e a inclusão da aviação no Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE. O ministro-presidente Bouffier também ofereceu um convite para a feira de arte dOCUMENTA, prestigiada a nível mundial, que terá lugar em Kassel (Hessen), em 2012.