Percurso de navegação

Comunicados de imprensa

Cerimónia de abertura da EXPO 2010 Xangai

30/04/2010

Logótipo da Expo Xangai © www.expo2010.cn O Presidente Barroso, juntamente com a Vice-presidente/Alta Representante Ashton, esteve presente, hoje, na cerimónia de abertura da EXPO 2010 Xangai. A UE está representada com o seu próprio pavilhão, mostrando que faz parte do novo futuro mundial simbolizado pela Expo. Para Barroso, esta é também uma oportunidade para unir as pessoas e criar laços mais fortes entre os cidadãos da União Europeia e da China. Barroso afirmou: "É uma oportunidade para celebrarmos as nossas relações."

 

Discurso do Presidente Barroso na Universidade de Tsinghua

30/04/2010

José Manuel Barroso © EU Durante o seu discurso, o Presidente Barroso destacou os 35 anos da forte parceria estratégica entre a UE e a China. Ao longo destes anos, ambos evoluíram e a China tornou-se num actor internacional importante. Devido à grande escala da economia da China e à sua importância geoestratégica, as acções deste país afectam o resto do mundo. "E o que a China não faz, também afectará o resto do mundo e, em última instância, a própria China," sublinhou Barroso, tendo acrescentado que a Europa está pronta para trabalhar em parceria com a China.

Ler o discurso completo do Presidente

 

Reunião semanal da Comissão

"A Comissão a favor de uma conferência intergovernamental sobre a composição do Parlamento Europeu"

27/04/2010

Parlamento Europeu em Estrasburgo © EU A Comissão Europeia adoptou um Parecer que recomenda a abertura de uma conferência intergovernamental para lidar com as medidas de transição relativas à composição do Parlamento Europeu, tal como proposto pelo governo espanhol. Este último apresentou uma proposta formal com o objectivo de permitir que mais 18 deputados europeus possam tomar posse até 1 de Dezembro de 2010. O Parecer da Comissão recomenda a abertura de uma conferência intergovernamental assim que possível, estritamente limitada ao debate da proposta espanhola.

Ler a notícia completa pdf - 6 KB [6 KB] English (en)

 

Pequeno-almoço de trabalho com Nicolas Sarkozy, Paris

26/04/2010

Nicolas Sarkozy e José Manuel Barroso © UE O Presidente Barroso reuniu-se com o Presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy. Durante uma análise geral das principais condições europeias e internacionais, Sarkozy e Barroso reconheceram a necessidade de uma intervenção rápida e resoluta contra a especulação de que a Grécia é alvo. Barroso sublinhou, igualmente, a importância do reforço da coordenação e do acompanhamento das políticas económicas dos Estados-Membros, assim como a intenção da Comissão em avançar com a governação económica e financeira mundial.

Ler o artigo completo pdf - 27 KB [27 KB] English (en)

 

Reunião com o conselho do EIT

26/04/2010

Logótipo do EIT © EIT O Presidente Barroso e o Comissário Vassiliou encontraram-se com Martin Schuurmans, Presidente do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, com membros do comité de direcção do EIT e com representantes das recentemente criadas “Comunidades de Conhecimento e Inovação” do EIT. Os debates focaram-se na importância da contribuição deste Instituto para a concretização dos objectivos da estratégia Europa 2020 da Comissão e no papel e futuro desenvolvimento do EIT na educação superior, na investigação e no cenário de inovação na UE.

 

Visita oficial ao Japão, 28 de Abril de 2010

26/04/2010

Flag of Japan O Presidente Barroso vai estar presente na 19a Cimeira UE-Japão, em Tóquio, juntamente com o Presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy. A reunião será presidida pelo Primeiro-Ministro japonês, Yukio Hatoyama, e pretende debater o futuro enquadramento para as relações bilaterais políticas e económicas. Será também uma excelente oportunidade para identificar áreas de cooperação concretas nas áreas das questões mundiais e regionais, da paz e da segurança, e da economia e do comércio.

 

Visita oficial do Presidente Barroso à China

"A UE e a China são actores importantes no mundo e é essencial trabalharmos juntos para solucionar os desafios comuns"

26/04/2010

Flag of China O Presidente Barroso vai liderar uma delegação de comissários numa visita à China para debater com os líderes chineses questões bilaterais, os desafios globais, como a crise económica e financeira, as alterações climáticas e a segurança internacional. Barroso: "Vamos aproveitar esta oportunidade para gerar um impulso positivo aos 35 anos das nossas relações e desenvolver uma agenda de grande alcance para os próximos 5 anos." Barroso vai também participar na cerimónia de abertura da Exposição Universal de Xangai 2010 e na inauguração do pavilhão da UE.

Ler mais

 

Reunião com o Grupo Director para o Chipre

14/04/2010

Flag of Cyprus © EU A 14 de Abril, o Presidente Barroso presidiu a reunião do Grupo Directivo para o Chipre. O Grupo debateu os resultados das conversações de paz a decorrer e analisou, em particular, os aspectos relacionados com a UE assim que a paz seja concretizada. A avaliação geral concluiu que foram feitos progressos importantes pelos líderes das duas comunidades, Demetris Christofias e Mehmet Ali Talat, no sentido de um acordo de paz abrangente sobre a questão cipriota.

Ler mais

 

Presidente Barroso assiste ao funeral de Estado na Polónia

14/04/2010

José Manuel Barroso a assinar o livro de condolências © EU Juntamente com o Comissário polaco Janusz Lewandowski, o Presidente Barroso vai assistir ao funeral de Estado do Presidente polaco, Lech Kaczynski, e da sua mulher, em Cracóvia, Polónia, no domingo, 18 de Abril. O Presidente Barroso assinou hoje o livro de condolência em memória de todas as vítimas que faleceram no trágico acidente de aviação, no sábado, 10 de Abril de 2010. Na reunião semanal do Colégio foi feito um minuto de silêncio em respeito pelas vítimas desta terrível tragédia.

Ver o vídeo