Percurso de navegação

Comunicados de imprensa

Reunião com Pascal Lamy

24/02/2010

José Manuel Barroso e Pascal Lamy © EU O Presidente José Manuel Barroso reuniu-se hoje com o director-geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy, para debater o estado do avanço do ciclo de Doha e os progressos verificados. Em particular, partilharam os seus pontos de vista sobre a estratégia política para relançar as negociações e sobre o papel do G20 neste relançamento. Entre outros temas abordados, estiveram as prioridades comerciais da nova Comissão e o impacto das novas disposições institucionais na política comercial.

 

Reunião com o Presidente da Mongólia

02/02/2010

Tsakhiagiin Elbegdorj © EU O Presidente José Manuel Barroso reuniu-se com o Presidente Tsakhiagiin Elbegdorj da Mongólia. Anunciou que a Comissão Europeia vai aumentar a sua assistência bilateral ao país asiático em 40%, para 5 milhões de euros por ano. Aproveitou também a oportunidade para congratular o Presidente Tsakhiagiin Elbegdorj pelo recente anúncio de uma moratória sobre a pena de morte: "Espero que esta moratória seja o primeiro passo para a abolição da pena de morte na Mongólia, que poderá encorajar outros países na região a seguir o exemplo." A transição da Mongólia para uma economia mais moderna esteve também na agenda da reunião.

Ver a conferência de imprensa English [10'34"]

 

Resultados da consulta pública sobre a Europa 2020 e avaliação da Estratégia de Lisboa

02/02/2010

Mãos a segurar um globo simbolizando crescimento e emprego © EU Como o Presidente José Manuel Barroso referiu: "A estratégia de Lisboa renovada conseguiu desenvolver um entendimento sobre como a reforma estrutural proporciona directamente crescimento e emprego. Mas a crise aniquilou muitos dos ganhos. Temos agora de usar a estratégia "Europa 2020" para criar novas fontes de crescimento." A Comissão publica hoje um sumário dos resultados da consulta pública sobre a Europa 2020 e uma avaliação da Estratégia de Lisboa.

Europa 2020 – consulta pública, primeira visão geral das respostas, versão preliminar 
            
          pdf - 48 KB [48 KB]

Avaliação da Estratégia de Lisboa, versão preliminar 
            
          pdf - 159 KB [159 KB]