Percurso de navegação

Comunicados de imprensa

O tema da pobreza: no topo das prioridades da União Europeia

29/10/2009

Pedinte na rua com um copo de plástico © EC “Cada progresso para fazer recuar o flagelo da pobreza é um sucesso para os nossos valores comuns” disse o Presidente José Manuel Barroso numa mensagem de vídeo difundida durante a conferência “A pobreza, entre percepções e realidades: o desafio da comunicação”. Este evento foi organizado em Bruxelas para assinalar a abertura do Ano Europeu 2010 consagrado à luta contra a pobreza e a exclusão social. Ocupado com os trabalhos de preparação do Conselho Europeu, o Presidente quis, contudo, intervir a este respeito para mostrar o quanto esta questão o preocupa. Actualmente, cerca de 80 milhões de pessoas na Europa estão em situação de pobreza, das quais 19 milhões são crianças.

Ver a mensagem de vídeo do Presidente video [03'40"]

Visitar o website do Ano Europeu 2010 consagrado à luta contra a pobreza e a exclusão social

9 em cada 10 europeus querem acção urgente contra a pobreza

Ler os resultados do último Eurobarómetro sobre a pobreza english français

Ler o comunicado de imprensa sobre o debate relativo ao papel central da comunicação social na luta contra a pobreza

Para obter mais informações sobre a resposta da UE às consequências sociais da crise

 

Combater as alterações climáticas: a Europa não pode ser o único motor das negociações

29/10/2009

Fredrik Reinfeldt e José Manuel Barroso © EC Durante a conferência de imprensa da Cimeira Social Tripartida, que se focou na implementação das medidas de estímulo europeias, o Presidente José Manuel Barroso levantou a questão do progresso nas negociações que conduzirão a Copenhaga, assim como a necessidade de se obter um acordo internamente sobre financiamento durante o Conselho. “Todos estão comprometidos, desde os sindicatos à comunidade empresarial, em ver os benefícios do desenvolvimento de uma economia mais verde. Ao mesmo tempo, todos consideram que os outros têm de fazer os mesmos esforços que a Europa".

Ver os extractos da conferência de imprensa video [02'47"]

Resultado da Cimeira français

 

"O último obstáculo político à ratificação do Tratado de Lisboa foi eliminado"

29/10/2009

Justus Lipsius – edifício do Conselho © EC Era nisto que o Presidente José Manuel Barroso acreditava na quinta-feira à noite durante a conferência de imprensa que encerrou o primeiro dia do Conselho Europeu. Os chefes de Estado e de governo europeus aceitaram conceder à República Checa a derrogação que exigia para ratificar o Tratado de Lisboa, eliminado "o último obstáculo político" à sua entrada em vigor e pondo termo a um processo que o Presidente comparou a uma maratona recheada de várias barreiras. O Primeiro-Ministro checo, Jan Fischer, confirmou que “se o tribunal constitucional – que tem ainda de se pronunciar na terça-feira, 3 de Novembro, sobre um recurso entreposto pelos deputados – decretar que o Tratado de Lisboa está de acordo com a constituição checa, não existem mais obstáculos para se concretizar rapidamente a sua ratificação".

Ver o vídeo video[05'32"]

 

Presidente José Manuel Barroso nomeia novo chefe de gabinete, chefe de gabinete adjunto e porta-voz da Comissão

28/10/2009

Johannes Laitenberger © EC O Presidente da Comissão, José Manuel Barroso, nomeou Johannes Laitenberger, actualmente director do Serviço de Porta-voz da Comissão e porta-voz da Comissão, como novo chefe do seu gabinete, a partir de 1 de Novembro de 2009. Johannes Laitenberger sucede a João Vale de Almeida, que foi nomeado no início deste ano como director-geral da Comissão para as relações externas e que assumirá funções a 1 de Novembro de 2009. João Vale de Almeida vai continuar a assistir pessoalmente o Presidente na capacidade de G8/G20 sherpa. Fernando Frutuoso de Melo, actualmente director do Secretariado-geral da Comissão, assumirá as funções de chefe de gabinete adjunto, também a 1 de Novembro de 2009. Sucede a Jean-Claude Thébault, que foi hoje nomeado como secretário-geral adjunto da Comissão, assumindo funções igualmente no dia 1 de Novembro de 2009. Pia Ahrenkilde Hansen, actualmente porta-voz adjunta da Comissão, assumirá a 1 de Novembro o cargo de porta-voz da Comissão, sucedendo a Johannes Laitenberger.

Mais informações English

 

Protecção dos direitos fundamentais em destaque na agenda da Comissão

19/10/2009

Desenho do edifício do Conselho da Europa com pontos de interrogação © Council of Europe O Presidente José Manuel Barroso teve um almoço de trabalho com o novo secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland, pela ocasião da sua primeira visita ao estrangeiro. Ex-presidente do Storting – o parlamento norueguês - Thorbjorn Jagland iniciou funções a 1 de Outubro de 2009. Tal como fez na cerimónia do 60o aniversário do Conselho da Europa, há três semanas atrás, o Presidente José Manuel Barroso acolheu com agrado a colaboração estreita com o Conselho da Europa. Aproveitou também esta reunião para anunciar a Thorbjorn Jagland que pretende criar uma nova pasta na próxima Comissão para os “direitos humanos” que abranja as áreas da justiça, direitos fundamentais e liberdades civis com o objectivo de dar uma maior ênfase a estas três áreas de política.

 

Reunião com o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe

19/10/2009

Joaquim Rafael Branco e José Manuel Barroso © EC O Presidente José Manuel Barroso reuniu-se em Bruxelas com Joaquim Rafael Branco, Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe. A visita foi uma oportunidade para trocarem opiniões sobre as perspectivas do país e a cooperação bilateral entre a União Europeia e São Tomé e Príncipe. O Presidente José Manuel Barroso fez uma avaliação positiva dos recentes desenvolvimentos. Esta foi a primeira reunião formal com o Primeiro-Ministro Joaquim Branco que assumiu este cargo em Junho de 2008 depois de um período de instabilidade governamental.

 

Viena passa a ter uma casa europeia

16/10/2009

Bandeira austríaca © EC Na presença de Heinz Fischer, o Presidente da República Federal da Áustria, o Presidente José Manuel Barroso, acompanhado de Jerzy Buzek, Presidente do Parlamento Europeu, inaugurou, no coração de Viena, o novo edifício da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. Durante este evento, o Presidente José Manuel Barroso prometeu que o diálogo com os cidadãos e os vários actores da sociedade civil, que é um ponto forte da actual Comissão, será revestido de uma importância essencial na próxima Comissão. "A CE vai redobrar os esforços para intervir de forma eficaz na comunicação no terreno, nos Estados-Membros e nas regiões, em parceria com o Parlamento Europeu, de forma a escutar os cidadãos e a responder directamente às suas perguntas e preocupações." Lembrou ainda que o défice de conhecimento na UE só pode ser combatido com uma verdadeira parceria entre todos os actores aos níveis nacional, regional e local.

Ler o comunicado de imprensa Deutsch English français

 

Reunião com o primeiro-ministro checo

13/10/2009

Jan Fischer e José Manuel Barroso © EC Durante uma reunião no Berlaymont, o Primeiro-Ministro checo, Jan Fischer, informou em pormenor o Presidente José Manuel Barroso sobre os recentes progressos relativos ao processo de ratificação. "Esperamos que não sejam levantados agora obstáculos artificiais, uma vez que a aprovação democrática do Tratado pelo parlamento checo já foi realizada”, comentou o Presidente José Manuel Barroso durante a conferência de imprensa. "Não é do interesse de ninguém, e muito menos dos interesses da República Checa, atrasar ainda mais esta questão."

Ler a declaração english

 

Apoiar o processo de resolução do Chipre

09/10/2009

Leopold Maurer © EC O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, decidiu nomear Leopold Maurer como seu representante pessoal para a Missão de Bons Ofícios das Nações Unidas no Chipre. Esta nomeação segue-se a um pedido das Nações Unidas e é mais uma demonstração de que o Presidente José Manuel Barroso e a Comissão Europeia estão empenhados em apoiar o processo de resolução do Chipre. Leopold Maurer vai assessorar a Missão de Bons Ofícios da ONU em assuntos relacionados com a UE.

 

Cerimónia de assinatura para o Tratado de Lisboa na Polónia

09/10/2009

Vista de Varsóvia © EC A convite do Presidente da Polónia, Lech Kaczynski, o Presidente José Manuel Barroso estará presente na cerimónia de assinatura do instrumento de ratificação da Polónia para o Tratado de Lisboa. A cerimónia terá lugar no sábado, 10 de Outubro, às 12:00 em Varsóvia.

 

Consolidação das relações UE-China

08/10/2009

Xi Jinping e José Manuel Barroso © EC O Presidente José Manuel Barroso recebeu no Berlaymont o Vice-presidente da China, Xi Jinping, na sua primeira visita a Bruxelas. O Presidente abordou os assuntos da próxima cimeira, que deverá realizar-se em finais de Novembro na China, e as prioridades da UE sobre a agenda global onde a UE e a China partilham responsabilidades. Ambos os lados expressaram o seu compromisso para com o sucesso de Copenhaga no final do ano, e o Presidente José Manuel Barroso mais uma vez reconheceu os esforços anunciados por Hu Jintao em Nova Iorque para este fim. Mais tarde, estiveram presentes na abertura do festival de artes Europália. No seu 40o aniversário, Bruxelas e as regiões vizinhas vão comemorar a diversidade da cultura chinesa com a realização de eventos impressionantes a decorrer nos próximos quatro meses.

Ver o website das relações UE-China

 

Cimeira UE-Brasil foca-se nas alterações climáticas e na crise económica

06/10/2009

Luiz Inácio Lula da Silva, Fredrik Reinfeldt e José Manuel Barroso © EC O Presidente José Manuel Barroso esteve presente na 3a cimeira UE-Brasil, em Estocolmo, juntamente com o Primeiro-Ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, e os comissários Ferrero-Waldner e Catherine Ashton. Durante este evento tiveram lugar debates com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil. Os líderes da cimeira abordaram desafios mundiais importantes, como as alterações climáticas e a situação económica mundial, e vão examinar o progresso da implementação do plano de acção conjunta da UE-Brasil, que foi adoptado em Dezembro de 2008. A UE é o maior parceiro comercial do Brasil, totalizando 25% das suas exportações e 22% das suas importações. É também o principal investidor no Brasil e o primeiro destino do investimento directo estrangeiro brasileiro.

Mais informações

 

O Sr. Maroš Šefčovič, novo membro do Colégio, será responsável pela educação, formação, cultura e juventude

01/10/2009

Maroš Šefčovič e José Manuel Barroso © EC No seguimento da demissão do Sr. Ján Figel', eleito presidente do Movimento Cristão-Democrata na Eslováquia, o Sr. Maroš Šefčovič foi nomeado pelo Governo eslovaco para ser membro da Comissão, em acordo com o Presidente José Manuel Barroso. Estas decisões produzem efeitos hoje. O Presidente José Manuel Barroso confiou ao Sr. Maroš Šefčoviča a pasta da educação, formação, cultura e juventude.

Os antecedentes do Sr. Šefčovič pdf - 18 KB [18 KB] English (en)

O procedimento de nomeação pdf - 18 KB [18 KB] English (en)