This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

Cartas

Carta a Lars Løkke Rasmussen, primeiro-ministro da Dinamarca

13/05/2011

Lars Løkke Rasmussen and President Barroso © EC

O Presidente Durão Barroso enviou uma carta ao primeiro-ministro da Dinamarca sobre a intenção do governo em introduzir medidas de controlo fronteiriço reforçadas dentro do espaço da UE. O Presidente referiu que a análise preliminar da Comissão levanta "dúvidas importantes sobre se as medidas propostas estariam em conformidade com as obrigações da Dinamarca ao abrigo do direito europeu e internacional". Sublinhou que os Estados-Membros não podem fazer sistematicamente controlos alfandegários e de pessoas dentro do espaço da UE. Solicitou à Dinamarca que não adoptasse medidas unilaterais e se envolvesse num diálogo aberto com a Comissão.

Ler a carta do Presidente pdf - 2 MB [2 MB] English (en)

Resposta à carta conjunta de Berlusconi e Sarkozy

02/05/2011

EC

Respondendo à carta conjunta de Silvio Berlusconi e de Nicolas Sarkozy sobre as questões migratórias no Mediterrâneo, o Presidente Durão Barroso lembrou a importância da parceria reforçada com estes países. A Comissão mostra-se igualmente favorável a um reforço da Frontex e à análise da intensificação das regras do Acordo de Schengen. Lembrou também a importância de uma verdadeira política europeia de asilo e expressou o desejo de chegar a um acordo sobre a sua reforma antes de 2012.

Ler a carta do Presidente pdf - 145 KB [145 KB] français (fr) italiano (it)

Prioridades da UE para a Cimeira do G20, 26-27 Junho

O G20 continua a ser um instrumento fundamental para promover a nossa agenda de reformas.

13/05/2010

Logótipo da Cimeira de Toronto do G20 © SMO

O Presidente Barroso apresentou cinco objectivos estratégicos ao G20, que considera serem fundamentais para uma posição forte da UE nesta Cimeira. Esses objectivos vão desde princípios para sair da crise, progressos no contexto da Estratégia para o Crescimento e implementação das reformas no mercado financeiro, aos progressos para se avançar para um acordo sobre a reforma do FMI e criar ímpeto para a revisão dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e para o combate mundial às alterações climáticas.

Ler mais

Ler a carta do Presidente pdf - 748 KB [748 KB] English (en)

Carta do President Barroso para Helmut Kohl, antigo chanceler da Alemanha, pelo seu 80° aniversário

03/04/2010

Helmut Kohl © Reporters

Na sua carta o Presidente Barroso escreve: "Estou contente por poder felicitá-lo no seu 80° aniversário. Os meus melhores votos são acompanhados pelo meu agradecimento e reconhecimento pela sua excelente contribuição para esta Europa unificada."

Ler a carta pdf - 60 KB [60 KB] Deutsch (de)

Carta do Presidente aos chefes de estado e de governo da UE sobre a acção climática

18/02/2010

Turbinas eólicas © EU

O Presidente José Manuel Barroso escreveu hoje aos chefes de estado e de governo da UE a informá-los sobre os próximos passos do trabalho da Comissão sobre a acção climática. Sublinha que o processo internacional tem de continuar e afirma que o objectivo principal deve ser reunir todos os parceiros à volta das ambições e compromissos da UE num acordo multilateral. Por isso, solicitou à Comissária Connie Hedegaard para levar a cabo uma consulta aos parceiros-chave internacionais para encontrar novas formas de revigorar o processo internacional. O Presidente José Manuel Barroso vai comunicar esta primeira avaliação no Conselho Europeu da Primavera e depois na sua totalidade nas negociações a nível ministerial e no Conselho Europeu de Junho. O Presidente José Manuel Barroso vai debater com o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, a melhor forma de preparar os debates do Conselho Europeu e como assegurar uma voz da UE forte e unida sobre estas questões fundamentais para o futuro.

Ler a carta do Presidente José Manuel Barroso pdf - 11 KB [11 KB] English (en)

Acidente de comboio na Bélgica

15/02/2010

Socorristas no local do acidente ferroviário de Hal © Reporters

O Presidente José Manuel Barroso enviou uma mensagem de condolências ao Primeiro-Ministro belga, Yves Leterme, depois do trágico acidente em Hal, na segunda-feira de manhã, e que fez várias vítimas. "Em nome da Comissão Europeia, e em meu nome pessoal, apresento-lhe, assim como às famílias das vítimas, as nossas mais sinceras condolências e a expressão da nossa profunda solidariedade,” declarou.

Ler a declaração completa pdf - 5 KB [5 KB] français (fr) Nederlands (nl)

Mensagem de congratulações ao Primeiro-Ministro romeno Emil Boc

23/12/2009

Emil Boc © Reporters

O Presidente José Manuel Barroso enviou uma carta de congratulações ao Primeiro-Ministro romeno no seguimento da votação no parlamento. "Gostaria de expressar o compromisso da Comissão para com o apoio contínuo e a solidariedade em relação à Roménia. Gostaria também de lhe assegurar a assistência total e efectiva da Comissão Europeia para com a Roménia nos seus esforços para levar a cabo a reforma judicial com o objectivo de concretizar os critérios do Mecanismo de Cooperação e de Verificação e implementar com sucesso as disposições do seu programa de reforma. Estou seguro que a sua equipa vai trabalhar com o espectro mais alargado possível da sociedade romena para modernizar a economia e melhorar as condições de vida de todos os cidadãos romenos," escreveu o Presidente.

Ler o texto da mensagem de congratulações pdf - 6 KB [6 KB]

Eleições na Roménia

15/12/2009

Bandeira romena @ EC

O Presidente José Manuel Barroso escreveu hoje ao Presidente Traian Basescu da Roménia para o congratular pelo sucesso da sua reeleição. Na sua carta, disse: "Estou ansioso pelo seu apoio firme ao projecto europeu ao mesmo tempo que procuramos consolidar aquilo que concretizamos juntos até ao momento e para lidar com os desafios económicos que temos pela frente. Gostaria de expressar o compromisso da CE para com o apoio contínuo e a solidariedade em relação à Roménia. A primeira tarefa, e a mais urgente, que tem pela frente é a formação de um novo governo, capaz de reunir um amplo apoio no parlamento. Uma abordagem consensual e inclusiva é o mais importante neste momento difícil. Estou convicto de que vai continuar o esforço de modernização do seu país tal como desejado de forma tão intensa pelo povo romeno."

Carta aos líderes do G-20 sobre o resultado do último Conselho Europeu sobre as alterações climáticas

15/12/2009

José Manuel Barroso © EC

O Presidente José Manuel Barroso e o Primeiro-Ministro Fredrik Reinfeldt escreveram hoje aos líderes do G-20 sobre as decisões que o Conselho Europeu tomou para contribuir de forma positiva para um acordo sobre as alterações climáticas em Copenhaga. O Presidente José Manuel Barroso vai deslocar¬-se a Copenhaga mais cedo do que o previsto para se encontrar com actores-chave e para exercer pressão no sentido de um acordo ambicioso.

Leia a carta pdf - 105 KB [105 KB]

Reunião com o primeiro-ministro checo

20/10/2009

Jan Fischer e José Manuel Barroso © EC

Durante uma reunião no Berlaymont, o Primeiro-Ministro checo, Jan Fischer, informou em pormenor o Presidente José Manuel Barroso sobre os recentes progressos relativos ao processo de ratificação. "Esperamos que não sejam levantados agora obstáculos artificiais, uma vez que a aprovação democrática do Tratado pelo parlamento checo já foi realizada”, comentou o Presidente José Manuel Barroso durante a conferência de imprensa. "Não é do interesse de ninguém, e muito menos dos interesses da República Checa, atrasar ainda mais esta questão."

Ler a declaração english

Presidente Barroso presta atenção ao equilíbrio de género no próximo Colégio

20/10/2009

Sala de reuniões © EC

José Manuel Barroso escreveu aos seus colegas membros do Conselho Europeu apelando para a importância de uma composição equilibrada do próximo Colégio de Comissários, em particular o seu equilíbrio de género. O Presidente José Manuel Barroso recomendou aos chefes de Estado e de governo para darem particular atenção à presença de mulheres no próximo Colégio, enquanto continuam os debates sobre a formação da próxima Comissão.

Ex-comissário Mario Monti convidado para preparar um relatório sobre o relançamento do mercado único

20/10/2009

Mario Monti © EC

O Presidente José Manuel Barroso confiou a Mario Monti a missão de preparar um relatório sobre o relançamento do mercado único. O mercado único é um princípio básico da integração e do crescimento sustentável da Europa. À medida que a União Europeia se aproxima do 20o aniversário da simbólica data de 1992, ano em que a criação do mercado único foi concluída, o Presidente José Manuel Barroso acredita, como anunciado nas suas orientações políticas, que o mercado único exige uma determinação política renovada para que possa resistir à ameaça do nacionalismo económico e concretizar todo o seu potencial.

Mais informações pdf - 7 KB [7 KB] English (en)

Ler a mensagem pdf - 88 KB [88 KB]