Percurso de navegação

Entrevistas

"Não existe estabilidade sem solidariedade"

23/03/2010

José Manuel Barroso © EU Numa entrevista ao Financial Times, o Presidente Durão Barroso mostrou-se confiante de que a solidariedade irá prevalecer entre os Estados-Membros aquando da tomada de uma decisão sobre uma assistência financeira à Grécia no próximo Conselho Europeu. O Presidente declarou que "Não existe estabilidade sem solidariedade e não existe solidariedade sem estabilidade”, sublinhando que “é totalmente errado e falacioso dizer que devido à cláusula de ‘no bail-out’ não poderá ser dada assistência a alguns Estados-Membros". Visto que o FMI interveio em vários Estados Membros da UE, nomeadamente a Letónia, a Hungria e a Roménia, Durão Barroso acrescentou: "Nunca compreendi a relação destes debates teóricos sobre o FMI com os nossos esforços.”

Ler na íntegra a entrevista ao Financial Times pdf - 105 KB [105 KB] English (en)

 

Precisamos tanto de solidariedade como de estabilidade

21/03/2010

José Manuel Barroso © EU Numa entrevista ao jornal alemão Handelsblatt, o Presidente Durão Barroso explicou a intenção de propor um instrumento da zona euro para conceder empréstimos bilaterais coordenados à Grécia. Sublinhou ainda o imperativo de uma decisão urgente dos líderes sobre este instrumento para evitar um clima de insegurança. O eventual accionamento do instrumento seria decidido pela zona euro, se fosse caso disso. "Precisamos tanto de solidariedade como de estabilidade”, adiantou Durão Barroso que também sublinhou a necessidade de reforçar a governação económica para evitar o aumento das diferenças em termos de competitividade e defendeu um regresso à “moderação orçamental”.

Ler a entrevista completa no Handelsblatt pdf - 304 KB [304 KB] English (en)

Visitar o sítio Web do Handelsblatt

 

Presidente Durão Barroso, "o grande convidado europeu"

19/03/2010

José Manuel Barroso © UE O Presidente Durão Barroso é "O grande convidado europeu" de France 24 para a nova emissão 'Ici l'Europe'. A entrevista será transmitida no sábado e no domingo, bem como hoje às 19h00 na RFI e no sítio Web de France 24. Durante a entrevista, Barroso abordou questões da actualidade, nomeadamente o papel da Comissão face à situação económica na Grécia e a preparação do próximo Conselho Europeu. Quando questionado sobre a possibilidade de exclusão de um país da zona euro, Barroso afirmou: "Defendemos o reforço da fiscalização na zona euro, mas penso que a ideia de uma exclusão não é concebível no contexto actual e seria mesmo contrária ao Tratado."