Percurso de navegação

Presidente Barroso recebe a Legião de Honra

EC

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, recebeu hoje no Eliseu as insígnias de Grande Oficial da Legião de Honra das mãos do presidente da República Francesa, François Hollande.

A Ordem da Legião de Honra é a mais alta condecoração francesa e continua, mais de dois séculos após a sua criação por Napoleão Bonaparte, a ser sinónimo de recompensa pelo talento, coragem e dedicação de que fizeram prova os que recebem a Legião de Honra.

A França agradece assim a José Manuel Barroso a sua ação à frente da presidência da Comissão Europeia durante os últimos 10 anos e em particular o seu papel na gestão das recentes crises que assolaram a Europa e o seu trabalho a favor da unidade europeia. No decurso desta cerimónia, José Manuel Barroso disse sentir-se honrado e "deslumbrado" antes de acrescentar que a França reafirmava desta forma "o seu profundo apego à procura da integração europeia".

O presidente da Comissão Europeia está de visita oficial a França. As reuniões bilaterais, previstas com o presidente François Hollande e com o primeiro-ministro Manuel Valls, vão ser consagradas especialmente à Cimeira europeia de 16 de julho.