Percurso de navegação

Barroso felicita avanço no fluxo de gás da Eslováquia para a Ucrânia

Commons

A CE felicitou hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MdE) que facilita o fluxo de gás da Eslováquia para a Ucrânia.

A CE agiu como agente facilitador das negociações que conduziram ao avanço de hoje. Além do MdE, os operadores de gasoduto envolvidos, a empresa eslovaca Eustream e a ucraniana Ukrtransgaz, assinarão hoje um Acordo Quadro de Interligação, que definirá os pormenores técnicos da solução prevista.

O Presidente Barroso disse:

“Felicito todas as partes envolvidas no progresso das negociações do fluxo de gás da Eslováquia para a Ucrânia, um primeiro passo importante para diversificar as fontes de fornecimento de gás à Ucrânia e contribuir para uma maior segurança energética na Europa de Leste e na UE, na sua generalidade. Fica patente o forte empenho da UE no apoio ao setor energético ucraniano, refletido também no pacote económico e financeiro prontamente disponibilizado à Ucrânia, nas últimas semanas.”

O Presidente Barroso marcará presença na cerimónia, juntamente com o Primeiro-Ministro eslovaco, Robert Fico, e com o Ministro ucraniano da Energia, Yuriy Prodan.

Ler comunicado à imprensa