Percurso de navegação

Mensagem conjunta sobre o falecimento de Nelson Mandela

Commons

Barroso, Presidente da CE, e Van Rompuy, Presidente do Conselho, expressaram votos de condolências pela morte de Nelson Mandela, “uma das maiores figuras políticas do nosso tempo”.

Os dois Presidentes declararam, na sua mensagem conjunta: 

"É um dia triste não só para a África do Sul, mas para toda a comunidade internacional. Lamentamos a morte de uma das maiores figuras políticas do nosso tempo; Nelson Mandela não foi só fundamental na transição da África do Sul para o país democrático que é hoje. 

Nelson Mandela representa a luta contra o racismo, a violência e a intolerância, representa a justiça, a liberdade e o respeito pelos direitos humanos. Deu-nos a todos uma grande lição em termos de reconciliação, transição política e transformação social. Só alguém com a sua profunda humanidade, integridade moral, autoridade e visão clara para o futuro do seu país poderia alcançar tal feito.

Hoje estamos de luto, mas não há melhor forma de honrar a sua memória do que reafirmando o nosso compromisso coletivo em manter os valores da verdade e de democracia abrangente pelos quais Nelson Mandela pugnou incansavelmente.

Em nome da União Europeia, expressamos votos sinceros de condolências à família, ao governo e povo da África do Sul.” 

A pedido do Presidente Barroso, as bandeiras à entrada dos edifícios da Comissão Europeia estão a meia-haste.

Watch President Barroso's statement in EN

Watch President Barroso's statement in FR

 Watch President Barroso's statement in Portugese