Percurso de navegação

“A relação entre a Noruega e a UE não é boa, é excelente!”

President Barroso welcomed the Norwegian Prime Minister Erna Solberg © EU

Na 3ª, Barroso recebeu a PM norueguesa Erna Solberg na sua 1ª visita a Bruxelas e destacou que a relação entre a UE e a Noruega é sólida e valiosa para as duas partes.

Na reunião, o Presidente Barroso e a PM Solberg discutiram a cooperação entre a UE e a Noruega, baseada essencialmente no Espaço Económico Europeu (EEE) e nos Acordos de Schengen.

"Vi hoje com bons olhos a intenção do novo governo norueguês de seguir uma política europeia ainda mais ativa, primeiramente através do acordo EEE, e fico ansioso por colaborar com a Primeira-Ministra e com a sua equipa para esse fim.”

Barroso acrescentou: “O anúncio do governo de levantar a reserve da Noruega face à incorporação da Terceira Diretiva relativa aos Serviços Postais no Acordo EEE é um sinal encorajador e esperamos receber boas notícias como esta no futuro.”

Outras questões, como relações comerciais bilaterais, um novo acordo multilateral sobre a pesca de cavalas e sobre energia, estiveram também na agenda. Relativamente à energia, o Presidente disse: “Uma parte substancial do abastecimento energético da EU vem da Noruega, fornecimento benéfico e seguro para as duas partes. É do nosso interesse comum alargar esta cooperação aberta, fiável e transparente. Valorizamos bastante a Noruega como parceiro energético, um parceiro fiável da União Europeia. Hoje debatemos informalmente com a Primeira-Ministra a nossa possível política futura em termos de clima, trocámos perspetivas sobre o futuro das renováveis e sobre as possibilidades de algumas interligações entre a Noruega e a UE.”

O Presidente Barroso agradeceu também à Noruega pelo seu contributo para com a UE e pelo apoio em questões globais, como a migração e concluiu dizendo: “A relação entre a Noruega e a UE não é boa, é excelente!”

Ler a declaração completa

Ver o vídeo