Percurso de navegação

Cimeira da Parceria Oriental

A 3ª Cimeira da Parceria Oriental decorrida a 29 de Novembro reuniu os 28 chefes de Estado da UE com os dos parceiros de Leste: Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Moldávia e Ucrânia.

No contexto da Cimeira, a UE rubricou Acordos de Associação (incluindo uma Zona de Comércio Livre Abrangente e Aprofundado) com a Geórgia e com a República da Moldávia, assinou um acordo sobre a facilitação da emissão de vistos com o Azerbaijão, um acordo quadro com a Geórgia sobre a participação em operações da EU de gestão de crises e rubricou um acordo de aviação civil com a Ucrânia.

Os comentários na Sessão Plenária da 3ª Cimeira da Parceria Oriental, o discurso na cerimónia de rubrica dos Acordos de Associação com Geórgia e Moldávia, bem como a  declaração do Presidente Barroso, em conferência de imprensa conjunta com o Presidente Van Rompuy e com a presidente lituana Dalia Grybauskaite estão disponíveis na rede.

28 de Novembro de 2013

O Presidente Barroso viaja hoje para Vilnius, no âmbito da 3ª Cimeira da Parceria Oriental. 

A Cimeira da Parceria Oriental arranca na quinta-feira, 28 de Novembro, com uma reunião e um jantar informal de trabalho. Os Presidentes Barroso e Van Rompuy terão uma reunião trilateral à parte com Viktor Yanukovych, presidente da Ucrânia, antes do jantar.

Comunicado à imprensa: 3ª Cimeira da Parceria Oriental, Vilnius 28-29 de Novembro de 2013

Ficha informativa sobre a Cimeira

Resumo da cerimónia de assinatura