Percurso de navegação

O Presidente Barroso visita Macau

Cathedral of Saint Paul in Macau © Commons

Barroso visita Macau, com laços a Portugal, pelo 20º aniversário do Acordo de Comércio e Cooperação, assinará um acordo de serviços aéreos com a região e reunirá com o Chefe-Executivo Chui e representantes das comunidades.

O Presidente reafirmará a importância das relações políticas, económicas e culturais, com profundas raízes históricas, entre UE e Macau, questionará sobre a reforma política da região e passará a mensagem de retoma do crescimento na economia da UE.

A visita celebra o 20º aniversário do Acordo de Comércio e Cooperação UE-Macau, um acordo lançado nos anos 90, era ainda o Presidente o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Representando 23,6% do seu comércio global, a UE é o principal parceiro comercial de Macau. Entre 2010 e 2011, as exportações europeias para Macau cresceram 58%. O Presidente marcará também presença na inauguração da Câmara de Comércio Euro-Macaense.

Barroso assinará também um Acordo de Serviços Aéreos entre UE e Macau, que fortalecerá os laços regionais entre a UE e o Sul da Ásia.

O Presidente disse, antes da visita: “Estou ansioso por visitar Macau aquando da celebração do 20º aniversário do Acordo de Comércio e Cooperação UE-Macau, acordo que representa o nosso compromisso com as relações políticas, económicas e culturais com Macau. Valorizamos a especificidade de Macau e o seu papel fulcral enquanto ponte entre a Ásia e a Europa, entre a China e o resto do mundo. Destaco também o meu empenho pessoal no aumento no intercâmbio com Macau ao nível do comércio, da educação, da investigação e da cultura.”

Ler o comunicado à imprensa: Vista do Presidente Barroso a Hong Kong e Macau

Ver o vídeo