Percurso de navegação

Pres. Barroso: “A UE apoiará o desenvolvimento de Cabo Verde.”

President Barroso and President Jorge Carlos Fonseca © EU

O Presidente Barroso reuniu, na segunda-feira, com o Sr. Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde.

Fonseca, o Presidente cabo-verdiano, visitou a Comissão Europeia para um encontro bilateral e um almoço de trabalho com o Presidente Barroso, onde trocaram opiniões sobre a situação económica e política interna do país.

No fim do encontro, o Presidente Barroso destacou a fantástica cooperação entre a UE e Cabo Verde e anunciou que a Comissão propôs não reduzir a alocação financeira a Cabo Verde, ao abrigo do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento, apesar do corte generalizado para países com rendimento intermédio.

Para o Presidente, Cabo Verde é um caso de sucesso entre países em vias de desenvolvimento, com uma democracia parlamentar estável e consolidada e, apesar da escassez de recursos naturais, conseguiu tornar-se um país com rendimento intermédio em 2007 e fazer grandes progressos nos ODM. “Felicito-o a si e a todos os cabo-verdianos, por estes feitos”, disse o Presidente Barroso.

Sobre o comércio, o Presidente disse: “Felicito Cabo Verde pela candidatura ao mecanismo especial de incentivo ao comércio do Sistema de Preferências Generalizadas da UE (SPG), um reflexo das excelentes relações comerciais e políticas entre a UE e Cabo Verde.” O ato de concessão de preferências SPG a Cabo Verde está sob avaliação do Conselho e do Parlamento Europeu. Barroso acrescentou: “Esperamos que o ato entre em vigor o mais depressa possível, para que as novas preferências SPG sejam aplicáveis a Cabo Verde já a partir de 1 de Janeiro de 2014, o que apoiará a competitividade e diversificação da economia do país.”

A Parceria Especial UE-Cabo Verde de 2007 ultrapassa a típica relação entre dador e recetor e inclui seis setores prioritários: governação, segurança, sociedade de informação, integração regional, convergência técnica e normativa e o combate à pobreza.

Leia os temas de debate

Leia mais sobre a UE e Cabo Verde

Vídeo: conferência de imprensa