Percurso de navegação

Carta conjunta ao G20: Melhorar a confiança global e apoiar a recuperação global

EC

Em carta conjunta aos 28 Chefes de Estado e de Governo da UE, o Presidente da Comissão Europeia, José Barroso, e o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, informam sobre as principais questões a debater na Cimeira do G20, a realizar em São Petersburgo, de 5 a 6 de setembro de 2013.

Apelam aos outros líderes do G20 para que se unam em torno de um objetivo comum, com vista a melhorar a confiança global, e que se mantenham atentos e pró-ativos no apoio à recuperação global e que encontrem a via para um crescimento forte, equilibrado, sustentável e inclusivo.

Relativamente às principais prioridades da cimeira sublinham que: 1) o crescimento e o emprego devem ser temas prioritários da agenda do G20; 2) a reforma financeira deve ser concluída; 3) é necessário fazer avançar o trabalho de combate à fraude e evasão fiscais e 4) a reforma da arquitetura financeira internacional deve ser concluída e deverá haver progressos nos trabalhos em matéria de desenvolvimento, anticorrupção e energia.

Sublinham a ação da UE nestes domínios e apresentam os seus pontos de vista sobre quais as medidas a adotar pelo G20 para progredir em todas estas áreas.

O Presidente da Comissão Europeia e o Presidente do Conselho Europeu representam a União Europeia no processo de líderes do G20, estabelecido em 2008, na sequência de uma iniciativa conjunta da UE e dos EUA. A União Europeia é membro de pleno direito do G20.

A Presidência russa do G20 prorrogou, até 1 de agosto, o prazo para acreditação dos meios de comunicação.

Ler a carta conjunta

Read the brochure "Did you know…? Facts and figures about the European Union and the G20"