Percurso de navegação

Presidente Barroso debate relações entre Islândia e UE com Primeiro-Ministro Gunnlaugsson

EC

O Presidente Durão Barroso reuniu-se hoje com o Primeiro‑Ministro da Islândia, Sigmundur Davíð Gunnlaugsson, para trocar ideias sobre as relações do país com a UE. 

«A Comissão respeita a decisão do Governo sobre o processo de adesão. Esperamos clareza relativamente à validade do pedido de adesão da Islândia, após a avaliação parlamentar sobre a adesão à União Europeia, que terá lugar no outono deste ano», disse o Presidente Durão Barroso após a reunião.

O Presidente reafirmou o interesse comum da Islândia e da UE na tomada de decisão sobre a eventual adesão da Islândia à UE: «É do interesse da União Europeia e da Islândia que seja tomada uma decisão com base numa ponderação adequada e de forma objetiva, transparente e serena. Mas o tempo está a passar e é também do interesse comum de todos nós que esta decisão seja tomada sem demora.»

A Comissão Europeia continua «plenamente empenhada em continuar e concluir o processo de negociação da adesão» e está pronta para, em conjunto com a Islândia, debater as perspetivas futuras.

«Consideramos a Islândia como um dos nossos parceiros mais próximos. Quero, uma vez mais, assegurar-vos e ao povo islandês que queremos construir relações de maior proximidade e mais frutíferas com o vosso país», concluiu o Presidente Barroso.

Ler o discurso

Ver o vídeo