Percurso de navegação

Presidente Barroso visita a Argélia e assina um memorando sobre a energia

José Manuel Barroso, on the left, and Prime Minister, Abdelmalek Sellal

O Presidente Barroso efetuou, em 6-7 de julho, a sua primeira visita oficial à Argélia enquanto Presidente da Comissão Europeia.

Hoje, o Presidente reuniu-se com o Primeiro-Ministro Abdelmalek Sellal e com vários membros do governo, e ainda com os presidentes de duas Câmaras da Assembleia. Irá encontrar-se também com representantes da sociedade civil.

«A relação entre a UE e a Argélia é forte e baseia-se no respeito e na confiança mútuos. O seu futuro afigura-se muito promissor. O potencial para aprofundar ainda mais as nossas relações é enorme», afirmou o Presidente após a reunião com o Primeiro-Ministro Abdelmalek Sellal. O Presidente anunciou que a UE e a Argélia assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MdE) no domínio da energia. «A energia é uma área prioritária da parceria euro mediterrânica. (...) A Argélia é um parceiro fundamental para a UE. O gás natural é uma questão estratégica para ambas as partes: a Argélia é um dos principais fornecedores da Europa, ao passo que a Europa é, de longe, o maior cliente da Argélia», acrescentou.

Este MdE institui um quadro de cooperação em vários domínios, nomeadamente do petróleo e gás, das energias renováveis e eficiência energética, da reforma do quadro jurídico e regulamentar, da integração gradual dos mercados energéticos, do desenvolvimento de infraestruturas, da transferência de tecnologias e do desenvolvimento local.

Para além da cooperação no domínio da energia, o Presidente Durão Barroso e o Primeiro-Ministro Abdelmalek Sellal discutiram ainda as reformas sociais e económicas da Argélia, a adesão deste país à OMC, a mobilidade e os vistos, bem como a segurança regional.

 

Ler a declaração à imprensa (em francês)

Ver o video