Percurso de navegação

Presidente Barroso saúda a ambição da Presidência lituana do Conselho

EC

O Colégio fez a sua habitual visita à nova Presidência. A Lituânia tem uma agenda ambiciosa, que vai desde promover o crescimento e o emprego a assentar a união bancária em alicerces firmes e fortalecer a Parceria Oriental.

O Colégio seguiu para Vilnius, para a tradicional reunião com a nova Presidência do Conselho. Estamos perante um marco particularmente histórico: esta é a primeira presidência lituana do Conselho e a primeira com 28 Estados-Membros.

Em reuniões com a Presidente Grybauskaitė, o Primeiro-Ministro Butkevičius e os membros do Governo da República da Lituânia, o Presidente Durão Barroso sublinhou que a Presidência lituana tem uma responsabilidade especial por ser a última Presidência do quadro financeiro atual e por ter lugar perto do final do ciclo institucional.

Realizou-se um debate de fundo sobre o ambicioso programa de trabalho da Presidência. Os temas debatidos foram desde o prosseguimento dos trabalhos com vista à implementação da Agenda para o Crescimento e o Emprego, aos próximos passos a dar em relação ao aprofundamento da União Económica e Monetária.

«Devemos assentar a União Bancária em bases sólidas», declarou o Presidente Barroso na conferência de imprensa conjunta com a Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaitė, e anunciou que, durante a próxima semana, a Comissão Europeia irá propor um Mecanismo Único de Resolução. Sublinhou que o mesmo «deve ser aprovado antes do final do presente mandato.»

Em declaração à imprensa, deixou igualmente claro que «necessitamos que todos os Estados-Membros implementem uma garantia da juventude e apresentem rapidamente planos que expliquem como utilizar o financiamento da UE para o conseguir.»

O Presidente Barroso acolheu com agrado a ênfase dada à Parceria Oriental. A Presidência está empenhada em intensificar esforços para apoiar os vizinhos orientais da UE à medida que adotam os nossos valores fundamentais e efetuam reformas económicas.

Quando questionado pelos jornalistas, o Presidente Durão Barroso anunciou também que um grupo de trabalho UE/EUA entrará em funções na segunda-feira, 8 de julho de 2013, em paralelo com o início das negociações da parceria transatlântica de comércio e investimento.

O início oficial da Presidência lituana do Conselho da União Europeia foi assinalado com a cerimónia de hasteamento das bandeiras da Lituânia e da União Europeia, na Universidade de Vilnius.

Declaração completa à imprensa

Ver o vídeo

Statement by President Barroso on the occasion of the Raising of the European Union Flag at the start of the Lithuanian Presidency of the Council