Percurso de navegação

Presidente Barroso apresenta conclusões do Conselho Europeu da semana passada, em Estrasburgo

European Parliament view

Na sessão plenária, em Estrasburgo, o Presidente Durão Barroso informou o Parlamento Europeu das conclusões do Conselho Europeu da semana passada. Salientou que o Conselho Europeu de Junho pretendeu que todos assumissem as suas próprias responsabilidades.

«Estou convicto de que foram alcançados resultados muito importantes: com a aprovação das recomendações específicas por país para as reformas estruturais, tal como proposto pela Comissão; a intensificação do combate ao desemprego dos jovens e as decisões com vista a restabelecer a normalidade em matéria de concessão de empréstimos à economia real, nomeadamente às PME.»

«Com a aprovação do Conselho Europeu das recomendações específicas por país, a governação económica atingiu uma nova fase de maturidade e de propriedade comum», afirmou o Presidente.

E, relativamente ao combate ao desemprego dos jovens, afirmou que «Finalmente a questão do emprego dos jovens como prioridade central é uma ideia que encontrou o seu momento. Mas não basta ter ideias. Os nossos jovens necessitam de ações, necessitam de decisões, necessitam de empregos. Então, façamo-lo.»

Na sequência do compromisso face ao Parlamento Europeu, como parte do acordo geral sobre o pacote «Two-Pack», a Comissão Europeia formou um Grupo de Especialistas para estudar um fundo de redenção e os eurobills, liderado por Gertrude Tumpel-Gugerell.

O Presidente Durão Barroso fez também uma declaração sobre a alegada vigilância a instalações da UE. «Se esta notícia se vier a confirmar, será bastante alarmante e levantará preocupações sérias e muito graves. É por isso que, assim que os órgãos de comunicação social divulgaram a notícia, solicitámos de imediato aos Estados Unidos um esclarecimento total e urgente sobre a questão... A Comissão espera clareza e transparência dos parceiros e aliados e é isto que esperamos dos nossos parceiros dos Estados Unidos.»

Read the full speech

Video: President Barroso's opening statement

Video: President Barroso's closing statement

Video: President Barroso's statement on the alleged surveillance of EU premises by the US authorities

Watch the video on the outcomes of the European Council of 27-28/06/2013, EP plenary session with the participation of José Manuel Barroso