Percurso de navegação

Conselho Europeu, 27 – 28 de junho de 2013

«Esta foi uma boa cimeira para a Europa» - declarou o Presidente Barroso na conferência de imprensa conjunta no final do Conselho Europeu.

O presidente Barroso sublinhou que, neste Conselho Europeu, «foram tomadas decisões que farão a diferença para a nossa economia e para as perspetivas de emprego dos nossos cidadãos, particularmente dos jovens.»

O segundo dia do Conselho Europeu centrou-se na União Económica e Monetária e particularmente na União Bancária. O Presidente Barroso salientou que «temos vindo a impulsionar a união bancária a todo o vapor. E esta semana verificámos um importante passo em frente através do acordo do Conselho relativamente a uma abordagem comum para lidar com bancos em dificuldades sem depender do contribuinte. Nesse sentido, necessitamos de ver isto concluído, com um pleno acordo entre o Conselho e o Parlamento, o mais tardar até ao final do ano. Durante as próximas duas semanas a Comissão Europeia apresentará a sua proposta para um Mecanismo Único de Resolução. Este mecanismo irá garantir tomadas de decisão eficazes ao nível europeu relativamente a bancos em dificuldades no âmbito do Mecanismo Único de Resolução.»

Salientou que se «trata de garantir que sejam os bancos a pagar pelos próprios erros e não os cidadãos.»

Além disso, o Presidente Barroso apresentou tomadas de decisão importantes relativamente ao futuro alargamento da UE e a respeito da zona euro. «No próximo ano, outro membro fará parte da zona euro, a Letónia. Todos nós felicitámos calorosamente a Letónia pelos impressionantes resultados», referiu o Presidente Barroso.

Congratulou-se com a decisão de se agendar uma data para o início das negociações com a Sérvia e, ao mesmo tempo, o início de negociações para um Acordo de Estabilização e Associação com o Kosovo. Além disso, anunciou a sua viagem até à capital da Croácia, Zagreb, a fim de acolher a Croácia na família da União Europeia.

Em conclusão, o Presidente Barroso prestou homenagem à presidência irlandesa e aos impressionantes resultados alcançados, incluindo o acordo do Quadro Financeiro Plurianual (QFP), o Mecanismo Único de Resolução, a reforma das políticas da Política Agrícola Comum (PAC) e da Política Comum das Pescas (PCP), as regulamentações do Horizon 2020, a garantia da juventude, o mandato de negociações da Parceria Comercial e de Investimento com os Estados Unidos.

«Um bom dia de trabalho para a Europa»

27/06/2013

«Hoje falou-se de crescimento e emprego», disse o Presidente Barroso, ao comentar os resultados do primeiro dia do Conselho Europeu. «Também se discutiu criação de um novo consenso para promover novamente o crescimento da nossa economia.»

«A realidade é que o nosso desempenho a nível de crescimento é dececionante e, em algumas partes da Europa, temos uma situação de emergência social. Por isso, precisamos enfrentar esta situação com coragem e determinação e estou convicto de que parte da resposta assenta na confiança», afirmou o Presidente.

O Presidente Barroso sublinhou a aprovação das recomendações específicas por país da Comissão, as decisões concretas de concentração do financiamento na fase inicial para combater o desemprego dos jovens e a obtenção de financiamento para as pequenas empresas da Europa. Afirmou ainda que «Uma coisa é certa: tivemos um pacto para o crescimento, mas não será possível desenvolvê-lo sem um fundo de crescimento. O nosso fundo de crescimento a nível europeu é, evidentemente, o orçamento plurianual. É por isso que me regozijo pelo facto de, esta manhã, termos chegado a acordo, com o Presidente do Parlamento Europeu e com o Presidente do Conselho – a atual Presidência irlandesa, aprovou politicamente o próximo orçamento plurianual para a Europa. Isto é extremamente importante, neste momento, para que possamos ter todos os instrumentos para desenvolver as políticas acordadas.»

O Presidente Barroso concluiu o seu discurso com a avaliação de um dia intenso de debate: «As últimas 24 horas representaram um enorme sucesso pelo acordo alcançado no Conselho, a aprovação da diretiva para a recuperação e resolução de bancos; temos um acordo entre o Parlamento e o Conselho sobre a reforma da Política Agrícola Comum e, hoje, chegámos também a acordo sobre o próximo QFP, sendo que neste Conselho Europeu tomámos decisões muito importantes sobre o emprego dos jovens e o apoio às pequenas empresas. «Um bom dia de trabalho para a Europa.»

President Barroso presents conclusions of the European Council in Strasbourg

Conclusões do Conselho Europeu de 27 de junho de 2013

Declaração completa do Presidente Barroso após o segundo dia do Conselho Europeu de 27 de junho de 2013

Declaração completa do Presidente Barroso após o primeiro dia do Conselho Europeu de 27 de junho de 2013

Watch the video of the press conference

A Comissão apela a um novo consenso para conseguir que a economia volte a crescer

Trabalhar juntos para os jovens europeus – Apelo à ação contra o desemprego dos jovens

Reforçar o crédito à economia – execução do aumento de capital do BEI e iniciativas conjuntas Comissão– BEI

Pacto para o Crescimento e o Emprego: Um ano depois

Seguimento dado pela Comissão à consulta «Top 10» das PME sobre a regulamentação da UE

Carta do Presidente Barroso aos chefes de Estado e de Governo e Presidentes do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu, antes da reunião do Conselho Europeu

Ler os principais pontos do discurso do presidente Barroso após o Conselho Europeu de 28 de junho de 2013

Ver o video