Percurso de navegação

Conversações bilaterais com o Presidente Aliyev do Azerbaijão

President Barroso with President Aliyev of Azerbaijan

As conversações incidiram em questões de energia, designadamente nos progressos alcançados no Corredor Meridional de Gás desde a Declaração Conjunta de 2011, e o desenvolvimento das relações UE-Azerbaijão no contexto da Parceria Oriental.

A cooperação entre a Comissão Europeia e o Azerbaijão assenta numa parceria fiável no campo da energia.

Após o encontro, o Presidente Barroso sublinhou os progressos significativos alcançados no Corredor Meridional de Gás, que irá reforçar a segurança energética da Europa: «O Corredor Meridional de Gás não é um projeto teórico, no papel. Está prestes a ser concretizado, para benefício de todos os envolvidos,» disse.

Relativamente aos direitos humanos e liberdades fundamentais, o Presidente Barroso sublinhou que a estabilidade e a prosperidade só podem prevalecer a longo prazo se forem respeitados o Estado de Direito, as instituições democráticas e, obviamente, a dinâmica da sociedade civil.

Os dois dirigentes discutiram ainda questões económicas, incluindo os planos de desenvolvimento do Azerbaijão e os progressos tendo em vista a adesão à OMC.«Estamos empenhados no estreitamento das nossas relações comerciais, também através do estabelecimento de uma zona de comércio livre bilateral que seja abrangente e aprofundada, e para tal é crucial a adesão à OMC,» afirmou o Presidente Barroso.

Read the full statement

Watch the video