Percurso de navegação

Presidentes Barroso e Obama anunciam lançamento das negociações TTIP

Presidents Barroso and Obama

"Hoje é um dia especial para as relações entre a União Europeia e os Estados Unidos.

Estamos prontos para iniciar as negociações de um abrangente acordo de parceria transatlântica de comércio e investimento (TTIP," – afirmou o Presidente Barroso no seu comunicado na conferência de imprensa conjunta da UE e dos EUA à margem da Cimeira do G8.

Juntamente com Van Rompuy, Presidente do Conselho Europeu, Barack Obama, Presidente dos EUA, e David Cameron, Primeiro-ministro britânico, o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, enfatizou a importância do TTIP.

"O nosso empenho conjunto visa promover crescimento e emprego em ambos os lados do Atlântico, impulsionando o comércio e o investimento," adiantou o Presidente, acrescentando que o TTIP é "também uma poderosa demonstração da nossa determinação na criação de um mundo livre, aberto e assente em regras."

O Presidente Barroso explicou que "tencionamos avançar com rapidez. O clima económico atual requer que unamos forças para fazermos mais com menos. Mais importante ainda, ao fazê-lo, continuaremos a desempenhar um papel global forte que estabeleça as normas e regulamentos para o séc. XXI."

Apelou a reguladores, legisladores e à sociedade civil que participem de forma construtiva e empenhada nesta negociação e concluiu: "isto também é positivo para o resto do mundo. Dadas as cadeias integradas de fornecimento nos mercados globais contemporâneos, todos podem beneficiar deste acordo."

Leia o comunicado completo

Veja: discurso de abertura de David Cameron, Primeiro-ministro do Reino Unido

Veja: discurso de abertura de Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia

Veja: discurso de abertura de Barack Obama, Presidente dos EUA

Veja: discurso de abertura de Van Rompuy, Presidente do Conselho Europeu

The EU at the G8/G20 summits

Web news on the G8 summit in Lough Erne, UK