Percurso de navegação

Mandato para negociar o acordo de comércio e investimento entre a UE e os EUA obtido hoje

EC

Tenho um enorme prazer em anunciar o nosso mandato para negociar um acordo de comércio e investimento com os Estados Unidos. Estas negociações podem tornar-se cruciais.

Isto prova que querer é poder.

Já somos os maiores parceiros mútuos a nível comercial e de investimento. O fortalecimento deste relacionamento resultará na criação de mais emprego e maior crescimento para a Europa e para os Estados Unidos. Estima-se que os potenciais ganhos económicos para a UE totalizem cerca de 120 mil milhões por ano. E a verdadeira beleza deste acordo consiste no facto de oferecer lucros reais de cerca de 545 euros por agregado familiar na Europa em troca de quase nada. Assim, este será o conjunto de estímulos mais barato que alguém poderia imaginar.

Ambas as partes chegaram a estas negociações com prioridades e interesses próprios. Mas estou convencido que, caso ambas as partes demonstrem vontade política, poderemos obter um acordo que respeite as nossas sensibilidades por completo.

Para além dos benefícios económicos, também se trata do nosso lugar no mundo. Um acordo forjará um futuro partilhado com base nos nossos valores comuns e no nosso empenho comum em termos de comércio livre.

A Comissão Europeia levará as negociações para a frente. Trabalharemos rapidamente, garantindo sempre que a substância é a correta.