Percurso de navegação

Presidente Barroso reúne-se com Cavaco Silva e anuncia acordo sobre o financiamento do BEI às PME portuguesas

President of Portugal Cavaco Silva

Na quinta-feira, o Presidente Barroso reuniu-se com o Presidente de Portugal, Cavaco Silva, em Bruxelas. A reunião proporcionou um debate sobre assuntos económicos.

Os Presidentes debateram a situação económica em Portugal e na Europa, bem como o progresso alcançado pelo programa de ajustamento económico em curso. O Presidente de Portugal agradeceu ao Presidente Barroso pelos esforços envidados no apoio a Portugal de forma a ultrapassar a atual crise económica.

Após a reunião, o Presidente Barroso anunciou um acordo entre a Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento e as autoridades portuguesas no sentido de facilitar o financiamento do BEI às pequenas e médias empresas do país.

Relativamente à economia portuguesa, o Presidente Barroso afirmou que muito tem sido feito para resolver os problemas do país. Afirmou que estão a ser criadas condições para uma recuperação sustentável. O Presidente afirmou ainda que tem plena consciência do quão difícil permanece a situação para muitos cidadãos portugueses e sublinhou os seus esforços. Referiu que está confiante de que Portugal está no caminho certo.

O Presidente Barroso elogiou a atuação das autoridades portuguesas e o consenso político e social no país. Além disso, reafirmou o seu compromisso no sentido de apoiar o Governo português ao longo do difícil período de ajustamento e reforma económica, de modo a garantir que Portugal possa emergir do programa com as suas finanças públicas em ordem, a sua economia mais competitiva e com melhores condições para crescer e criar emprego.

Os Presidentes abordaram ainda a situação do emprego em Portugal, em especial a situação dos jovens e dos desempregados de longa duração. O Presidente Barroso explicou como a UE planeia combater o desemprego juvenil, uma das principais prioridades na sua agenda.

Ler o discurso

Ver o vídeo