This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

Presidente Durão Barroso reúne-se com o Presidente Traoré: um novo impulso para o Mali

Dioncounda Traoré

O Presidente José Manuel Durão Barroso recebeu na terça-feira, em Bruxelas, o Presidente do Mali, Dioncounda Traoré. Os dois presidentes debateram questões de interesse bilateral e prepararam a conferência de alto-nível de doadores para apoiar o desenvolvimento do Mali. A conferência será realizada na quarta-feira, em Bruxelas.

A 15 de maio, o Presidente Durão Barroso reuniu uma conferência internacional de alto-nível de doadores para o Mali com o Presidente francês Hollande e o Presidente do Mali, Traoré.

Na véspera da Conferência, o Presidente Durão Barroso reuniu-se com o Presidente Traoré. Debateram a situação na região do Mali/Sahel, as relações UE-Mali, e a Conferência de Doadores “Juntos para um Novo Mali”. A conferência tem por objetivo integrar e coordenar o apoio da comunidade internacional para o desenvolvimento do Mali no período de 2013-2014.

Depois da reunião bilateral, o Presidente Durão Barroso disse que esperava que a conferência de doadores desse "um impulso forte e decisivo à estabilidade, unidade, democracia e desenvolvimento do Mali". "O financiamento da Comissão Europeia será de 520 milhões de euros", acrescentou.

Dez chefes de Estado africanos e mais de 100 delegações de todo o mundo estarão presentes na conferência de doadores.

Ler a declaração feita à imprensa (em francês)

Siga aqui a Conferência de Doadores para o Desenvolvimento do Mali

Ver o vídeo da reunião