Percurso de navegação

Presidente Durão Barroso afirma "A UE e a África devem trabalhar em conjunto"

José Manuel Barroso and Nkosazana Dlamini-Zuma, Chairwoman of the AUC

A 25 e 26 de abril, o Presidente Durão Barroso e seis comissários europeus reuniram-se com os seus homólogos da União Africana, em Addis Ababa, Etiópia. Esta reunião entre colégios dá início aos preparativos da Cimeira UE-África, a realizar em abril de 2014, e é uma oportunidade para olhar com outros olhos para a relação estratégica UE-África.

A 25 e 26 de abril, o Presidente José Manuel Durão Barroso e seis comissários europeus reuniram-se com os seus homólogos da União Africana, em Addis Ababa. A delegação da União Africana é liderada pelo Presidente da Comissão, Dr. Dlamini-Zuma. A União Africana é o parceiro-chave a UE no continente africano.

Durante esta reunião executiva, os dois colégios abordaram uma vasta agenda que abrangeu a paz e a segurança, a educação, a saúde, a agricultura, o comércio, as alterações climáticas e a ciência e a tecnologia. Os assuntos da sessão plenária também incluíram um debate sobre a estratégia conjunta da UE-África e uma troca de opiniões sobre o quadro de desenvolvimento pós-2015.

Além disto, os Comissários Piebalgs (Desenvolvimento), De Gught (Comércio), Georgieva (Cooperação internacional, ajuda humanitária e resposta a crises), Hedegaard (Ação climática), Cioloş (Agricultura e desenvolvimento rural) e Šemeta (Tributação e união aduaneira, auditoria e combate à fraude) tiveram reuniões de grupo com os seus homólogos.

Num discurso proferido hoje, o Presidente Durão Barroso referiu que "num mundo cada vez mais interdependente, o futuro da África e da Europa estão estreitamente interligados." O Presidente disse que a UE e a União Africana "devem trabalhar em conjunto, não só para proporcionar segurança, mas também para melhorar as vidas diárias de todos os nossos cidadãos". "A nossa agenda não é só sobre segurança nacional ou regional: é sobre a segurança humana e, acima de tudo, dignidade humana", acrescentou.

O Colégio da Comissão Europeia reúne-se regularmente com os seus homólogos da União Africana. A sua relação é muito próxima e é orientada pela estratégia conjunta UE-África, adotada na Cimeira de Lisboa, em dezembro de 2007. A estratégia coloca as relações UE-África num novo patamar, baseado na defesa de valores partilhados, interesses comuns e objetivos estratégicos.

Ler o discurso completo

Principais factos da Estratégia Conjunta África-UE

A Comissão Europeia e a Comissão da União Africana reúnem-se para preparar o terreno para a próxima Cimeira África-UE

Ler o artigo de opinião conjunto com o Presidente da Comissão da União Africana, Dr. Dlamini-Zuma: "Dois continentes, uma visão"

Ler o discurso na conferência de imprensa