Percurso de navegação

Presidente Durão Barroso anuncia mais apoio financeiro para combater a poliomielite

President Barroso, Bill Gates and Sheikh Nahyan bin Mubarak Al Nahyan

Num discurso proferido na Cimeira Mundial da Vacinação, em Abu Dhabi, o Presidente Durão Barroso aplaudiu a campanha mundial para a imunização e a erradicação da poliomielite e sublinhou que a União Europeia vai continuar a ser um aliado-chave desta campanha.

Na quinta-feira, o Presidente Durão Barroso juntou-se a Bill Gates, Kofi Annan e outros líderes mundiais na Cimeira Mundial da Vacinação, em Abu Dhabi.

"Esta impressionante conferência é outro marco no esforço global em prol da imunização e da erradicação da poliomielite," disse o Presidente Durão Barroso, "e a União Europeia está orgulhosa por ser parte desta coligação".

A abordagem abrangente desenvolvida pela UE tem por objetivo melhorar os sistemas de saúde, facilitar o acesso aos serviços de saúde, os investimentos em áreas relacionadas como a nutrição, o saneamento e a água potável, e resolver os assuntos sociais mais alargados que têm impacto na saúde. "Estas políticas alargadas," sublinhou o Presidente no seu discurso, "são indispensáveis para tornar as campanhas de imunização específicas eficazes e sustentáveis".

O Presidente sublinhou também várias iniciativas concretas que vão receber fundos adicionais: "Pretendemos continuar o nosso apoio substancial ao setor da saúde em dois dos três países onde o vírus selvagem da poliomielite, infelizmente, ainda circula. A Comissão Europeia pretende atribuir, para os próximos 7 anos, mais de 1,3 mil milhões de ajuda à Nigéria e ao Afeganistão … Adicionalmente, para além do nosso apoio à saúde a nível nacional e mundial, tenho o prazer de anunciar uma ação de apoio muito específica e imediata: hoje, vamos unir-nos a outros parceiros no fornecimento de mais apoio à Iniciativa Mundial para a Erradicação da Poliomielite, com 5 milhões de euros que serão usados já este ano."

O Presidente Durão Barroso também mencionou os recentes ataques a trabalhadores da campanha pela imunização: "Sejamos claros, não é só o dinheiro que faz a diferença, mas também as pessoas. O enorme sucesso em reduzir a poliomielite é, em grande medida, o trabalho de homens e mulheres corajosos que dedicam as suas vidas a prevenir mortes; e que em muitas regiões colocam em risco as suas vidas para salvar outras. Deixem-me usar esta oportunidade para lembrar aqueles que foram recentemente atacados e assassinados enquanto estavam a levar a cabo programas de imunização, e prestar uma homenagem aos corajosos profissionais de saúde que recusam desistir mesmo perante ameaças."

Ler o discurso completo

Mais sobre a cimeira

Ver o vídeo do evento