Percurso de navegação

Desafios futuros debatidos com o primeiro-ministro lituano em antecipação à próxima presidência do Conselho da UE

A reunião de quarta-feira com o primeiro-ministro Algirdas Butkevičius e os membros do seu governo centraram-se na futura cooperação com a Comissão antes e durante a presidência lituana da presidência do Conselho

"Esta é uma visita crucial no período que antecede a presidência lituana do Conselho na segunda metade deste ano… Tem lugar no contexto de uma perspetiva económica difícil e também num momento particular do calendário democrático", disse o Presidente Durão Barroso depois da reunião em Bruxelas.

A Lituânia vai liderar o Conselho da União Europeia nos últimos seis meses antes das eleições do Parlamento Europeu, em 2014. Com isto em vista, o Presidente Durão Barroso insistiu que é importante concluir o processo legislativo fundamental durante esta presidência. Isto inclui a implementação do Pacto para o Crescimento e o Emprego, o desenvolvimento da União Bancária e o objetivo de 2014 para concluir totalmente o mercado energético interno da UE. "A boa cooperação do Conselho com o Parlamento Europeu será essencial e, como sempre, a Comissão está aqui para ajudar", disse.

Aconselhou o Conselho e o Parlamento a "avançar com as negociações, para que o Quadro Financeiro Plurianual esteja em pleno funcionamento dentro do prazo acordado".

O Presidente Durão Barroso fez também referência à Parceria a Leste. "Estou satisfeito com a ambição da Lituânia em dar um novo ímpeto a esta importante política da União Europeia", disse.

Felicitou o primeiro-ministro pela intenção da Lituânia em aderir à zona euro em 2015, acrescentando que a consolidação fiscal e as reformas estruturais "ajudarão a Lituânia a alcançar a convergência sustentável e a aderir ao euro".

Por último, o Presidente elogiou a importância que a lituânia dá aos desafios energéticos, e reafirmou o apoio da Comissão à ambição da Lituânia em estar totalmente integrada na infraestrutura energética da região do Báltico da UE.

"Estou ansioso por uma cooperação proveitosa antes e durante a presidência lituana da UE. Vamos trabalhar juntos para uma Europa mais forte", disse o Presidente Durão Barroso.

Ler o discurso completo