Percurso de navegação

Presidente Durão Barroso participa do Diálogo dos Think Tank em Bruxelas

EC

Um discurso proferido pelo Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso para o Fórum Think Tank em Bruxelas "Estado da União 2013 – Federalismo ou Fragmentação: Explicar o Palavrão da Europa".

"Uma atitude sem convicção em relação ao projeto da integração europeia só serve para fortalecer os seus oponentes," defendeu o Presidente Durão Barroso," e para conceder dinamismo político aos que estão do lado do nacionalismo e do populismo. Só poderemos debater as questões reais se as chamarmos pelo seu nome, para que seja claro o que está por detrás da palavra federalismo.
 
"Em vez de uma ameaça aos Estados-Membros, o federalismo funcional, tal como se desenvolveu ao longo da história europeia, é também uma garantia para a subsidiariedade. O federalismo é em si mesmo um conceito com duas faces: procura de unidade ao mesmo tempo que reconhece, respeita e reconcilia uma genuína autonomia. No seu centro está a ideia de unidade na diversidade. Agora, o que pode ser mais europeu do que isso?"

"Institucionalmente, a UE desenvolveu-se bastante durante a crise a fim de evitar a fragmentação. Hoje, o risco tem outra origem," disse o Presidente: "Estou profundamente preocupado com as divisões que estão a emergir: os extremos políticos e o populismo estão a dilacerar o apoio político e o tecido social de que necessitamos para lidar com a crise; a desunião que emerge entre o centro e a periferia da Europa; uma nova linha de demarcação a ser traçada entre o Norte e o Sul da Europa; preconceitos a emergir novamente e mais uma vez a dividir os nossos cidadãos, por vezes preconceitos nacionais que são simplesmente inaceitáveis também de um ponto de vista ético."

 

Austerity and growth debate: What President Barroso actually said at the Brussels Think Tank Dialogue (22 April 2013)

Ler o discurso completo  

Ver o vídeo