Percurso de navegação

Presidente Durão Barroso anuncia 30 milhões de euros adicionais para a saúde materna na Etiópia

EC

O Presidente José Manuel Durão Barroso recebeu na quinta-feira o primeiro-ministro etíope, Hailemariam Dessalegn, em Bruxelas. O primeiro-ministro escolheu a UE para a sua primeira visita oficial. O Presidente aproveitou a oportunidade para anunciar a atribuição de 30 milhões de euros adicionais para a saúde materna na Etiópia.

Durante as conversações bilaterais entre o Presidente Durão Barroso e o primeiro-ministro Dessalegn, foram debatidas as relações políticas e económicas entre a UE e a Etiópia, assim como os desafios da segurança regional.

O Presidente Durão Barroso referiu que a relação da UE com a Etiópia é hoje uma relação mais desenvolvida, sublinhando que "não se trata, claro, de somente ajuda ao desenvolvimento, é muito mais do que isso. É também cooperação política, é também sobre o que podemos fazer juntos para lidar com alguns desafios comuns."

A União Europeia e a Etiópia possuem relações económicas e comerciais importantes e diversificadas. A Europa é o destino de mais de 40 % das exportações da Etiópia, o que faz da UE o parceiro comercial mais importante da Etiópia.

O Presidente Durão Barroso sublinhou que a UE está "pronta para apoiar o governo [etíope] na sua visão a longo prazo para o crescimento e o aumento do investimento". Afirmou que a União Europeia "apoia totalmente os esforços da Etiópia para aderir à Organização Mundial do Comércio".

O Presidente também elogiou a Etiópia pelos progressos do país em relação à redução da pobreza e às concretizações sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, e anunciou mais cooperação para o desenvolvimento com a Etiópia.

"Estamos ansiosos por continuar esta boa cooperação durante o próximo 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento, que se aplicará a partir do próximo ano, com um foco ainda maior nas questões da saúde. Tenho todo o prazer em anunciar hoje que a União Europeia já se comprometeu com uma atribuição adicional de 30 milhões de euros para a saúde materna", disse.

Além disto, o Presidente também elogiou o primeiro-ministro pelo papel importante e positivo da Etiópia sobre várias questões regionais e situações de crise no Corno de África e fora dele.

"Como Presidente da União Africana, a Etiópia vai representar África na cimeira do G20 e durante as negociações sobre as alterações climáticas, que é uma questão fundamental para a União Europeia e onde partilhamos uma agenda sólida com os nossos parceiros africanos", disse o Presidente.

Ler o discurso completo

Ver o vídeo